Pedido de falência da Amazonas Energia acende alerta sobre impactos no fornecimento de luz no estado

Pedido de falência da Amazonas Energia acende alerta sobre impactos no fornecimento de luz no estado

Manaus (AM) – A situação ganha contornos ainda mais graves diante do que vem sendo apontado como uma crise estrutural do setor elétrico na região Norte do país, considerada por especialistas como um momento crítico sem precedentes. O pedido de falência contra a Amazonas Energia foi formalizado pela Petrobras, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado.

A informação foi divulgada pelo jornalista e advogado Ronaldo Tiradentes, durante o programa Manhã de Notícias, nesta quarta-feira (19). Segundo ele, que afirma ter fontes no Judiciário do Amazonas, a estatal cobra uma dívida estimada em cerca de R$ 22 bilhões, valor classificado como “astronômico”.

De acordo com os dados apresentados, o passivo tem origem no fornecimento de óleo diesel para abastecer as usinas termelétricas do estado e teria sido herdado pela concessionária quando assumiu o controle do setor elétrico em 2018. O pedido protocolado pela Petrobras está fundamentado na Lei Federal nº 11.101/2005, que trata dos processos de recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência de empresas no Brasil.

Procurada para comentar o caso, a Amazonas Energia não se manifestou oficialmente até o momento. No entanto, fontes internas da companhia afirmaram que a empresa não reconhece a dívida cobrada pela Petrobras. Segundo essas informações, a concessionária admite débitos apenas com a Eletrobras, e sustenta que esse passivo deverá ser assumido pela Âmbar Energia, grupo que passa a adquirir o controle do setor elétrico no estado.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *