Pela primeira vez, Carreta de Apoio à Saúde vai para o interior do Amazonas

Pela primeira vez, Carreta de Apoio à Saúde vai para o interior do Amazonas

Pela primeira vez, o Governo do Amazonas está enviando Carretas de Apoio à Saúde para o interior do estado. Essas unidades móveis, equipadas com serviços de mamografia e ultrassonografia, iniciarão suas atividades na segunda-feira (27/05) nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara (localizados a 68 km e 176 km de Manaus, respectivamente). A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) espera atender cerca de 3.850 pacientes nessas duas cidades.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que essas unidades móveis fazem parte do Programa Saúde Amazonas e têm como objetivo atender às necessidades desses dois municípios e das comunidades próximas, facilitando o acesso e ampliando o alcance dos serviços de saúde na região.

Segundo Maksoud, esses são os primeiros municípios a serem atendidos por esse cronograma, que visa ampliar o número de exames médicos realizados, os quais são essenciais para a detecção precoce de doenças nas populações do interior.

A partir de segunda-feira (27/05), uma das unidades ficará instalada no estacionamento do SESC em Manacapuru até 14 de junho, com previsão de atender aproximadamente 1.650 pessoas. Outra unidade ficará no estacionamento do Centro Educacional Municipal Jamel Amed, em Itacoatiara, até 21 de junho, com expectativa de receber cerca de 2.200 pacientes.

Nas carretas, os exames serão realizados em pacientes que já foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e autorizados pelo Complexo Regulador do Amazonas. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nos próximos meses, essas Unidades Móveis serão deslocadas para outros municípios, ampliando ainda mais o acesso aos serviços de saúde no interior do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco