PF investiga esquema de descontos fraudulentos em aposentadorias no AM

PF investiga esquema de descontos fraudulentos em aposentadorias no AM

Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga uma organização criminosa suspeita de realizar um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões em todo o país.

Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão no Amazonas, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

De acordo com a PF, o esquema atuava inserindo dados falsos em sistemas oficiais para realizar descontos indevidos em benefícios previdenciários de milhares de brasileiros. Os investigados também são suspeitos de praticar ocultação e dilapidação patrimonial para dificultar o rastreamento dos valores desviados.

Esquema em nível nacional

A operação, considerada uma das maiores já realizadas no combate a fraudes previdenciárias, tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a atuação da organização criminosa. No Amazonas, os mandados estão sendo cumpridos em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas que teriam participado do esquema.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e os materiais apreendidos serão analisados para identificar os responsáveis pelo esquema e dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos. A PF não divulgou os nomes dos investigados nem os municípios específicos onde as buscas estão sendo realizadas no estado.

A investigação segue em sigilo, e novas ações podem ser deflagradas conforme a análise dos documentos e dados apreendidos. Esta é mais uma etapa de uma ampla operação que vem sendo realizada desde 2023 para combater fraudes no sistema previdenciário brasileiro.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *