PF prende presidente de escola de samba em operação contra tráfico e lavagem de dinheiro

Investigações começaram em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA)
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (23), Alexandre Constantino Furtado, presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Ele é o principal alvo da Operação Vila do Conde, que investiga crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
A ação mobilizou 160 policiais federais, além de 20 auditores e analistas da Receita Federal. A operação contou com apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal.
A sede da escola de samba, em São Paulo, foi um dos alvos de busca e apreensão. Até o momento, a defesa de Alexandre não se manifestou.
Mandados e apreensões
A 4ª Vara Federal de Belém expediu 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão, que foram cumpridos nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores que somam até R$ 291,5 milhões.
Início das investigações
As investigações começaram em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino à Holanda.
De acordo com a PF, o grupo investigado mantinha uma estrutura logística para enviar cocaína à Europa e utilizava empresas fictícias para lavar o dinheiro do tráfico. Os lucros ilícitos eram investidos em restaurantes e outros negócios formais. Um dos investigados seria um contador, responsável por ocultar os bens dos líderes da organização criminosa.
A operação faz parte da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SP), formada pela PF, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Veja a nota da Império de Casa Verde na íntegra:
“A Império de Casa Verde informa que tomou conhecimento da operação deflagrada nesta manhã pela FICCO-SP. O corpo jurídico da agremiação está acompanhando o desenrolar dos fatos, mas até o presente momento não há elementos concretos para qualquer declaração adicional, visto que ainda não se confirmou oficialmente o teor completo da ação ou eventuais envolvidos. Reafirmamos o compromisso da Império de Casa Verde com o respeito às instituições e à legalidade. Manteremos transparência junto ao público assim que houver dados verificáveis”, diz o texto.
(*) Com informações do SBT News

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



