Prefeito entrega 20 novas UTIs e afirma que pacientes na fila serão priorizados

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta manhã (13) a entrega de mais 20 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com Covid-19 em live, que transmitiu ao lado do filho, deputado federal Emanuelzinho (PTB), e do presidente da Câmara, Misael Galvão (PTB).

Esses novos leitos, somam-se aos 95 na Capital, sendo 55 no antigo Pronto-Socorro, que se transformou em hospital de referência nesta pandemia, e 40 no Hospital São Benedito. Os novos leitos estão no PS. Segundo o prefeito, pacientes na fila de espera por UTI serão imediatamente atendidos.

Segundo o prefeito, estão pactuados 30 leitos de UTI a mais em Mato Grosso e os 10 restantes devem ser entregues nos próximos dias e só não estão ativos ainda por falta de bomba de infusão. Ele pede ajuda ao Estado ou a quem puder ajudar a adquirir o equipamento que serve para aplicar medicamentos de forma mais profunda no organismo adoecido. É essencial em leitos intensivos.

O prefeito disse ainda que estão numa “cruzada pela vida”. Sendo assim, “uma morte para nós já é demais, estamos trabalhando dia e noite”.

Em Mato Grosso, são 265 leitos exclusivos para Covid e agora este número sobe para 285, desses 115 estão na Capital, quase a metade. Na última sexta (10), o Estado entregou outros 20 novos leitos, na Santa Casa.

Tais leitos veem amenizar um pouco a situação da rede hospitalar de Mato Grosso que está em colapso devido ao número grande pacientes com agravamento dos sintomas da Covid-19.

Segundo o prefeito, o combate à pandemia é prioridade número 1. Ele lamenta não estar tendo apoio a “alguns segmentos”, para estrutura melhor a rede, e destacou que o filho conseguiu, no Ministério da Saúde, em Brasília, 40 respiradores e, com eles, vieram também outros insumos hospitalares.

Também destacou na live os recuperados, que são a “imensa” maioria. Na UPA do Verdão, afirma que 87% dos atendidos saíram disso salvos.

Já finalizando, elogiou os profissionais da saúde: “Brilhantes e devotados”.

Fonte: RD News