Primavera do Leste está entre os 15 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro
Tradição no agronegócio é algo levado a sério em Primavera do Leste desde sua fundação em 1985. O Brasão da cidade, feito por Luiz Humberto de Souza Barbosa, retrata sua vocação no campo até hoje.
A soja, arroz e gado simbolizam a economia do município, junto com trator e lavoura, representando uma nova plantação que sempre está disposta a surgir.
Em um terreno fértil assim, não é de se espantar que Primavera do Leste está em 15º lugar no ranking dos 100 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro, divulgado em nota, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas.
“Estar entre os 15 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro é um prêmio para nossa administração, a Secretaria Municipal de Agricultura e nossos colaboradores que estão sempre dispostos a trabalhar pelo setor, seja melhorando o escoamento dos produtos, desburocratização, criação de vagas ou qualquer outra atividade de interesse para nossa cidade”, destaca o prefeito Leonardo Bortolin (MDB).
Reprodução — Foto: Diego Eifler – Prefeitura Municipal
Agronegócio forte
Primavera do Leste arrecada R$ 2,37 bilhões em seus 547 mil hectares reservados à agricultura, divididos em 300 mil de soja, 180 mil de milho e entre 70 mil e 80 mil de algodão, feijão e demais culturas.
Das 5.200 empresas instaladas no município, 12% são ligadas diretamente ao agronegócio. A cada quatro empregos criados em 2021, 25% foram no agro.
Reprodução — Foto: Diego Eifler – Prefeitura Municipal
A produção primária, grãos e pecuária são responsáveis por 17% da economia de Primavera do Leste. Se levar em conta a indústria da transformação tendo como matéria-prima os produtos da agricultura, esse impacto pode dobrar.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 900 mil toneladas de soja foram produzidas em Primavera do Leste.
Reprodução — Foto: Diego Eifler – Prefeitura Municipal
Ranking da Produção Agrícola Municipal
O ranking utiliza dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) relativo a 2020, coletados pelo IBGE, divulgados em outubro daquele ano.
Foi tomado como base a produção das lavouras permanentes e temporárias e o PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios, referente a 2019.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

