Primeiro Metal Hero volta de forma oficial e com dublagem no YouTube

Primeiro Metal Hero volta de forma oficial e com dublagem no YouTube

Dois anos após o anúncio de que estava com os direitos de distribuição, a Sato Company enfim começou a disponibilizar, no último dia 2, a série Gavan (Uchuu Keiji Gavan) de forma oficial no Brasil. Os episódios serão publicados aos poucos, apenas para membros assinantes do canal TokuSato, no YouTube.

Até o fechamento dessa matéria, estavam disponíveis os dois primeiros episódios, tanto com dublagem (a original, feita pela VTI para a Globo) quanto com legendas (produzidas há tempos por Gustavo Iracema), com imagem remasterizada. Originalmente, era esperado que o seriado aparecesse legendado na Amazon Prime Video, o que acabou não acontecendo (aparentemente pelos mesmos motivos da dublagem de Kamen Rider Build).

Há também uma possibilidade, ainda que remota, de que Gavan ganhe uma redublagem. Não é segredo para os fãs do gênero que a versão antiga é carregada de erros e “adaptações duvidosas”. Em transmissão realizada no dia 1º, Victor Sato, profissional que comanda a nova fase da distribuidora com os heróis japoneses, anunciou uma enquete que reúne essa e outras séries em uma disputa pela escolha do público para qual deve ser o próximo lançamento dublado da casa.

A última vez que o público brasileiro conferiu a série de forma oficial já faz mais de 30 anos. Sob a alcunha de Space Cop, o seriado estreou no Brasil em 1991, pela Rede Globo, na Sessão Aventura e posteriormente no Xou da Xuxa. Também passou pela TV Gazeta, onde fez parte do bloco infantil Gazetinha, junto com Bicrossers e Shaider, até o final daquele mesmo ano.

Uchuu Keiji Gavan estreou no Japão em 1982, e seu sucesso quase instantâneo foi considerado a salvação financeira da Toei Company na época — que vinha de um desgaste do chamado henshin boom dos anos 1970. Foi a primeira série do que veio a ser a trilogia dos Policiais do Espaço (dando origem anos mais tarde à franquia Metal Hero), seguida por Sharivan (1983) e Shaider (1984). Contou com grandes nomes como o astro Kenji Ohba (que já esteve no Brasil numa edição da CCXP), roteiros do saudoso Shozo Uehara, trilha sonora produzida por Chumei Watanabe e grande parte das canções interpretadas por Akira Kushida (que participou de vários eventos de cultura pop no Brasil). Ao todo, foram 44 episódios.

Na série, o Policial do Espaço Gavan é filho de uma mãe terráquea e de um pai oriundo do planeta Bird, sendo designado para lutar contra o sindicado do crime Makku. Na Terra, Gavan assume um disfarce como Retsu Ichijoji. Ao seu lado está Mimi, que é apaixonada pelo herói e é filha do comandante da Polícia da União Galática. Para enfrentar os mutantes da Makku, Gavan veste seu traje de combate e conta com a ajuda da nave-mãe Dolgiran, que se transforma no dragão mecânico Dolu.

Gavan ainda contou com um retorno em 2012, primeiramente com o filme Gokaiger vs. Gavan, crossover com o Super Sentai do ano anterior, seguido do primeiro filme do herói onde estava o seu sucessor, Gavan Type-G, que também lidera o Space Squad na série de filmes de mesmo nome.

 

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *