Programa Criança Feliz promove debate sobre brincadeiras e práticas de inclusão

Foto: Jimmy Christian/Seas

No dia 21 de março, a coordenação estadual do Programa Criança Feliz organizou uma videoconferência em comemoração ao Dia Mundial da Infância, abordando brincadeiras e práticas inclusivas. O programa, que é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), atende a 59 municípios do Amazonas.

O Dia Mundial da Infância foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças em todas as áreas. A videoconferência buscou ressaltar a importância das brincadeiras e práticas inclusivas no desenvolvimento infantil, conforme explicado pela coordenadora estadual do programa, Camilla Parkei.

A participação na videoconferência contou com a presença de técnicos de 40 municípios do Amazonas. A abordagem sobre inclusão na primeira infância foi considerada necessária, uma vez que o programa Criança Feliz foca no atendimento a crianças de até 36 meses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa Criança Feliz busca promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade. Atualmente, o programa está presente em 59 dos 62 municípios do Amazonas. Em 2023, mais de 13 mil famílias foram atendidas, e foram realizadas 377 mil visitas domiciliares, nas quais as equipes do Criança Feliz oferecem acompanhamento e orientações para fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *