Quatro universidades brasileiras no Top 10 América Latina Fato Novo

Quatro universidades brasileiras no Top 10 América Latina Fato Novo

O novo ranking internacional de avaliação institucional do ensino superior QS Latin America & the Caribbean 2026, divulgado nesta quarta-feira (1º), reafirmou a forte presença do Brasil entre as melhores universidades da região. Quatro instituições brasileiras estão classificadas no Top 10 América Latina.

Apesar do excelente desempenho geral do país, a Universidade de São Paulo (USP), que tradicionalmente liderava a lista, perdeu o primeiro posto para a Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), ficando na segunda posição.

Destaques Brasileiros no Top 10

Além da USP (2º lugar), outras três universidades brasileiras integram a lista das dez melhores da América Latina, conforme o desempenho apurado pela Quacquarelli Symonds (QS):

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 3º lugar
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 5º lugar
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP): 6º lugar

A Unicamp e a UFRJ mantiveram suas posições em relação ao ano anterior, enquanto a UNESP demonstrou avanço, subindo duas posições no ranking.

Metodologia e Perda da Liderança

A metodologia de avaliação da QS utiliza indicadores ponderados, como reputação acadêmica e junto a empregadores, relação professor/aluno, proporção de professores com doutorado e produção científica.

A PUC-Chile superou a USP após pontuar melhor em critérios como número de citações, impacto web e razão professor-aluno. O corpo diretor da USP atribuiu a perda da liderança, principalmente, a um atraso na consolidação de indicadores estatísticos pós-2023, que devem, segundo eles, refletir futuras melhorias na produção e reputação da universidade.
Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *