Quem é o general Júlio César de Arruda, comandante interino para liderar o Exército no governo Lula
Nascido em Cuiabá, Júlio César de Arruda, de 63 anos, é o novo comandante do Exército no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do “Diário Oficial da União”, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Arruda assume o comando de forma interina a partir desta sexta-feira (30), enquanto que a nomeação definitiva deve ser assinada pelo presidente eleito assim que assumir a Presidência no domingo (1º).
O general possui um extenso currículo com mais de 40 anos de carreira. Além de Júlio César, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, definiu os seguintes nomes para compor a equipe:
- Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
- Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
- Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
Carreira
Aos 16 anos, Júlio César entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que fica em Campinas (SP). Se formou dois anos depois e ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras. Em 1981 se tornou Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia. Durante a vida militar, serviu unidades em Itajubá (MG), Rio de Janeiro, Cuiabá e Brasília.
Quando se tornou tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006.
Como coronel comandou a Escola de Administração do Exército/Colégio Militar de Salvador entre 2008 e 2010. Realizou vários cursos como o Básico Pára-quedista, Básico de Montanhismo, de Mestre de Salto, de Ações de Comandos, de Forças Especiais e os Estágios Básico e Avançado de Salto Livre.
No exterior, foi Observador Militar da Segunda Missão de Verificação das Nações Unidas (Univem II), em Angola, em 1994 e Assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, no biênio 2002-2003. Realizou o Curso de Contraterrorismo e Cooperação Interagências na Universidade Nacional de Defesa, nos Estados Unidos e o Curso Intensivo de Inglês no Canadá.
O general possui mais de 10 condecorações. Ele é casado e possui duas filhas.
Fonte: g1

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

