Resultados do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável serão apresentados em encontro on-line
O Sistema Famato promoverá no dia 26 de novembro, das 8h às 12h30, o II Encontro de Produtores Rurais do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS). O evento será em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Jca9BfhS-H8. A participação presencial será restrita aos participantes do projeto e produtores rurais.
O evento vai tratar do andamento e evolução do projeto, diagnóstico das propriedades participantes, metodologias de pesquisas, políticas públicas da região pantaneira, aptidão produtiva das fazendas, indicadores, entre outros.
Na programação constam palestras com pesquisadores da Embrapa e lideranças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um projeto piloto criado para auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável.
A iniciativa é coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Embrapa Pantanal. Tem a parceria do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.
Começou em 2018 e terá duração de cinco anos. A FPS consiste em fazer diagnósticos ambientais, sociais e econômicos em cada uma das 15 propriedades rurais assistidas, localizadas em cinco municípios do estado: Poconé, Cáceres, Rondonópolis, Itiquira e Barão de Melgaço.
Os trabalhos contam com um time de técnicos das entidades envolvidas que visitam as propriedades rurais periodicamente para fazer o levantamento das informações e orientam os produtores conforme as particularidades de cada fazenda.
Tecnologia – O levantamento de dados é feito por meio de um software denominado FPS, desenvolvido pela Embrapa Pantanal, que possibilita acompanhar a evolução da sustentabilidade de cada propriedade. A ferramenta faz parte do projeto e funciona como uma espécie de raio-x da fazenda, indicando seus pontos fortes, fragilidades, potencial produtivo e alternativas para melhorar os resultados.
“O projeto contribui para avaliar as variáveis ambientais, econômicas e sociais das propriedades rurais, além de sugerir boas práticas de manejo que resultarão no aperfeiçoamento da sustentabilidade da área. No encontro teremos a oportunidade de verificar os resultados preliminares de mais um ano desta importante iniciativa”, informa a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.
Site – Para dar mais visibilidade ao projeto e transparência nas ações, o Sistema Famato desenvolveu um site onde divulga matérias, fotos, histórico das propriedades, entre outras informações aqui: https://fps.sistemafamato.org.br/
Programação do evento
Abertura
Fabiana Alves, coordenadora Geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Rural do Mapa
Adriana Regina Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa
Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, presidente da Acrimat
Normando Corral, presidente do Sistema Famato
Resultados preliminares da FPS em 2021
Emanuel Salgado, responsável pelo Custo de Produção da Pecuária do Imea
Etapas do projeto
Lucélia Avi, gestora do Núcleo Técnico da Famato
Manejo de Pastagem e Limpeza de Área no Bioma Pantanal
Walfrido Moraes Tomas, pesquisador da Embrapa
Sandra Aparecida Santos, pesquisadora da Embrapa
Limpeza de Área, Substituição de Pastagens e Legislação do Bioma Pantanal
Mauren Lazzaretti, secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema)
Fonte: Ascom Famato