Rússia, Bolívia e Cuba celebram vitória questionada de Maduro nas eleições da Venezuela

Rússia, Bolívia e Cuba celebram vitória questionada de Maduro nas eleições da Venezuela

Após a vitória de Nicolás Maduro na reeleição da Venezuela, ocorrida no domingo (28/7), diversas autoridades internacionais criticaram o resultado e se recusaram a reconhecer Maduro como presidente. No entanto, líderes de países como Rússia, Honduras, Bolívia e Cuba parabenizaram o presidente.

Maduro venceu a disputa contra a oposição, com 51,2% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano (CNE), durante a madrugada. No entanto, a oposição questiona os resultados.

Presidente de Honduras: “Nossa especial felicitação e saudação Democrática, Socialista e Revolucionária ao Presidente Maduro e ao valente povo da Venezuela pelo seu triunfo incontestável, que reafirma sua soberania e o legado histórico do Comandante Hugo Chávez”

Presidente de Cuba parabenizando Maduro: “Hoje triunfaram a dignidade e o valor do povo venezuelano sobre pressões e manipulações. Transmito ao irmão presidente Maduro nossas afetuosas felicitações por esta vitória histórica e o compromisso de Cuba de estar junto à Revolução Bolivariana e Chavista”

A presidente de Honduras parabenizou a vitória de Maduro e o “valente povo da Venezuela”. “Nossa especial felicitação e saudação Democrática, Socialista e Revolucionária ao Presidente Maduro e ao valente povo da Venezuela pelo seu triunfo incontestável, que reafirma sua soberania e o legado histórico do Comandante Hugo Chávez”, publicou Xiomara Castro, presidente de Honduras, na rede X.

Segundo o presidente da Bolívia, Luis Arce, a vitória de Maduro seria uma forma de lembrar o comandante Hugo Chávez.

“Felicitamos o povo venezuelano e o presidente Maduro pela vitória eleitoral deste histórico 28 de julho. Grande maneira de lembrar o Comandante Hugo Chávez. Acompanhamos de perto esta festa democrática e saudamos o respeito à vontade do povo venezuelano nas urnas. Queremos ratificar nossa vontade de continuar fortalecendo nossos laços de amizade, cooperação e solidariedade com a República Bolivariana da Venezuela, no âmbito da integração soberana de nossos povos e com o objetivo compartilhado de avançar em direção a um mundo multipolar”, parabenizou Luis Arce, presidente da Bolívia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Maduro pela vitória, conforme informado pelo Kremlin. Já na rede X, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, se referiu a Maduro como “irmão” e enviou felicitações.

“Hoje triunfaram a dignidade e o valor do povo venezuelano sobre pressões e manipulações. Transmito ao irmão presidente Maduro nossas afetuosas felicitações por esta vitória histórica e o compromisso de Cuba de estar junto à Revolução Bolivariana e Chavista”, publicou Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba.

Oposição questiona resultado

O grupo de oposição da Venezuela questionou o resultado oficial da eleição presidencial anunciado na madrugada de segunda-feira (29/7) de que Nicolás Maduro foi reeleito.

A líder da oposição María Corina anunciou que uma apuração paralela indica a vitória de Edmundo Gonzáles, candidato da coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), então líder nas pesquisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *