Saiba tudo sobre o grupo que conseguiu derrubar o governo de Bashar al-Assad na Síria

Considerado grupo terrorista pela União Europeia, Turquia e Estados Unidos, o HTS (Hayat Tahrir Al Sham) é o principal grupo rebelde envolvido na derrubada do governo de Bashar al-Assad, na Síria, ocorrida neste domingo (8). A comunidade internacional teme que os rebeldes sigam um caminho de radicalização.
No entanto, o novo governo da Síria promete construir um “estado livre, justo e democrático” e não perseguir cidadãos, independente da filiação que tenham.
A informação foi dada no primeiro comunicado emitido pelo novo Conselho Nacional de Transição da Síria, depois da queda do regime de Bashar al-Assad.
O fundador do HTS, Mohammad al-Jolani, foi combatente da Al Qaeda na guerra do Iraque contra os EUA. Foi assim que ele criou o Jabhat al-Nusra, filiado sírio da Al Qaeda, mas deixou o grupo em 2016 por diferenças ideológicas e oposição ao Estado Islâmico.
Em 2017, ele fundou o HTS, também conhecido como Organização para a Libertação do Levante.
A Síria vive uma guerra civil há 13 anos, após repressão aos protestos durante a Primavera Árabe. O movimento contestava os regimes autoritários.
O regime de Bashar al-Assad estava há 24 anos no poder e era sucessor de um clã, liderado pelo pai dele, Hafez al-Assad, que governa a Síria há mais de cinco décadas.
O movimento libertário quer consolidar o controle sobre o território e promete superar diferenças ideológicas entre facções,Mohammad al-Jolani, buscando um regime islâmico. Já outros grupos defendem uma administração secular.
De forma geral, os rebeldes vão precisar conquistar reconhecimento internacional, reconstruir o país devastado pela guerra e garantir segurança para evitar novos conflitos, fatores essenciais para estabilizar a Síria.
A derrubada
A ofensiva começou em 27 de novembro e avançou rapidamente, assim, em menos de duas semanas, as cidades de Aleppo, Hama e Homs foram tomadas pelo controle rebelde. Damasco foi o último marco dessa investida.
Neste domingo (8), a prisão militar de Saydnaya foi invadida, resultando na libertação de mais de 3 mil prisioneiros e gerando a fuga de Bashar al-Assad de avião. O paradeiro do presidente ainda é desconhecido.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

