Sect avança em concessão para Petrobras retomar perfuração no Amazonas

Reunião entre Sect e Petrobras define etapas para retomada da perfuração de poços na região amazônica
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) se reuniu com representantes da Petrobras, na terça-feira (6), para dar continuidade ao protocolo de solicitações de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), atualmente em análise na secretaria.
A medida é essencial para viabilizar o início do processo de perfuração de poços na região de Urucu-Coari, que será retomado após mais de uma década de interrupção.
Segurança energética
A secretária da Sect, Renata Queiroz, destacou o papel da secretaria na articulação institucional e na promoção da segurança energética:
“Para a gente, é um orgulho porque fazemos questão de mostrar que a Sect participa dessa atividade. Esse instrumento viabiliza investimentos de longo prazo, facilita o cumprimento de exigências ambientais e regulatórias e assegura a continuidade das atividades, evitando conflitos fundiários ou interrupções. Além disso, fortalece a relação institucional com o poder público, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio público, como determina o governador Wilson Lima”.
A concessão de CDRU é essencial para as operações da Petrobras, pois garante segurança jurídica no uso de áreas públicas, permitindo a instalação e manutenção de bases operacionais, dutos e terminais.
O gerente de projetos da Petrobras, Marcos André, afirmou que a retomada da perfuração após dez anos representa um marco para o setor energético e para a economia local, com investimentos de cerca de US$ 500 milhões:
“As atividades incluem a perfuração de 22 poços, com o lançamento de aproximadamente 40 quilômetros de linhas e a retomada desses investimentos na região amazônica, o que impulsiona setores de apoio como construção, navegação e serviços, gerando empregos, renda e arrecadação de impostos”.
Ele reforçou que a exploração é fundamental para a reposição de reservas e para garantir o futuro da produção de óleo e gás no Amazonas, além de aumentar o retorno à sociedade por meio da geração de energia e empregos.
Processos estratégicos em tramitação
Atualmente, a Sect analisa três pedidos de CDRU estratégicos para as próximas perfurações da Petrobras: complemento LOC 2, Novo Poço ARZ 1 e Novo Poço CPP-2.
Marcos André destacou que a iniciativa demonstra a união de esforços em prol do desenvolvimento do estado.
A campanha de perfuração está prevista para começar em fevereiro, enquanto os novos poços devem iniciar no segundo semestre, após a conclusão do processo de licenciamento ambiental.
De acordo com ele, a parceria com a Sect é fundamental, garantindo o direito de uso das áreas, etapa indispensável para viabilizar a documentação e dar entrada nos processos de licenciamento.
A reunião reforçou o alinhamento entre Governo do Estado e Petrobras para destravar investimentos, fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar a geração de emprego e renda, além de contribuir para a segurança energética e o desenvolvimento econômico regional.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




