Sedecti participa da entrega de motores elétricos destinados a embarcações de pescadores

A transição energética ganhou um novo capítulo no coração da Amazônia. Nesta sexta-feira (14/11), a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou da entrega de mais de 60 motores de rabeta elétricos a pescadores do município de Careiro da Várzea. A ação integra o Projeto Pixundé, desenvolvido pela Livoltek Brasil, em parceria com o Instituto Somar Amazônia e com cooperação técnica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento ocorreu no Porto da RONAV – Rondônia Navegação Ltda, localizado na Vila da Felicidade (Ceasa).
Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou o impacto histórico da iniciativa e classificou o motor de rabeta elétrico como a maior revolução de todos os tempos para o homem do interior. Segundo ele, a mudança representa uma verdadeira libertação para quem depende diariamente da navegação.

Foto: Angelo Vinicius/Sedecti
“O carro elétrico é muito bom para o homem urbano, mas para o nosso homem do interior, que vive nos rios e igarapés, o que interessa é o motor de rabeta. Eles são dependentes do óleo diesel para fazer o motor funcionar. Agora, com a rabeta elétrica, estamos falando de economia, sustentabilidade, silêncio e qualidade de vida. É uma revolução”, ressaltou.
Energia limpa
Inspirado no peixe elétrico amazônico, o Projeto Pixundé busca validar o uso de motores elétricos para embarcações de pescadores que dependem da atividade para sobreviver. Além de reduzir custos com combustível, hoje um dos principais gastos do setor, o uso de energia limpa contribui para diminuir impactos ambientais e melhorar a renda das famílias.
Atualmente importados da China, os motores elétricos passarão a ser fabricados pela Livoltek no Polo Industrial de Manaus, a partir de 2026, fortalecendo a cadeia produtiva local e consolidando o Amazonas como protagonista em tecnologias sustentáveis.

Foto: Angelo Vinicius/Sedecti
“Mais uma vez, a Livoltek apresenta um projeto significativo, voltado para ampliar o acesso à tecnologia de energia renovável para os nossos pescadores e para toda a nossa região. Estamos trabalhando para que esse produto não seja fabricado apenas na China, mas também aqui no Polo Industrial de Manaus, garantindo geração de empregos, capacitação e mais desenvolvimento para o Amazonas”, gerente de planta da Livoltek, Márcio Sousa.
Mudança
A transformação já começa a ser sentida por quem vive dos rios. O pescador Rosiney Silva, que exerce a atividade há 10 anos, celebrou a economia e a eficiência dos novos motores.

Foto: Angelo Vinicius/Sedecti
“Vai ajudar muito porque a gente gasta muito com gasolina. Com o motor elétrico, economiza o dinheiro e melhora nossa renda. Já fizemos o teste e o motor é bom. Ele é silencioso, não espanta o peixe. Vai fazer diferença na vida da gente”, revelou.
Estiveram também presentes o secretário Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), Ronney Peixoto, e o secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Marcos Vinicius.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



