Finalizando o mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta sexta-feira (28/03), uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres idosas que puderam contar com os serviços psicossociais e de proteção oferecidos pelo estado. Assinam o trabalho na exposição os fotógrafos da Sejusc, Lincoln Ferreira e Ygson França.
Como meio de destacar a pluralidade e ressaltar a autoestima das modelos, a exposição ‘Nós, Mulheres Idosas’ exemplifica mulheres que buscaram apoio no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e hoje se veem mais fortes, protegidas e empoderadas, sendo um incentivo para outras mulheres na busca pelos seus direitos.
De acordo com a coordenadora do Cipdi, Márcia Magalhães, a exposição surgiu como meio de ressaltar essa diversidade de mulheres e a valorização da pessoa idosa, resgatando sua autoestima e o direito de envelhecer de forma saudável.
Foto: Ygson França/Sejusc
“Nós estamos trazendo isso para tentar resgatar, de alguma forma, a autoestima dessas mulheres, trazer essa questão do direito ao envelhecimento. Ttrazemos muito essa questão de valorizar os direitos da mulher, que ela também tem o direito de ter cabelo branco, de envelhecer na sua pele e ser respeitada por isso”, explicou.
Para Maria Rosélia – que buscou o Cipdi para acompanhamento e orientação devido conflitos familiares com seus filhos – posar como modelo aos 68 anos é uma forma de coragem e de exemplo para outras mulheres. “Eu sou grata a Deus e a todos, pois eu tenho essas pessoas que me ajudaram. Agora estou me sentindo muito bem, eu saí de um buraco, sabe? Antes, eu não compartilhava [minha história] com outras pessoas da minha idade, mas agora estou na exposição do shopping”, avaliou.
A exposição segue até segunda-feira (31/03), no piso L2, do Amazonas Shopping, na zona centro-sul da capital.
Foto: Ygson França/Sejusc
Cipdi
O Centro, coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, disponibiliza atendimentos psicossociais, recebe denúncias, executa encaminhamentos para a rede de proteção, realiza visitas domiciliares e mediações de conflitos, além de proporcionar mecanismos de prevenção a violações de direitos.
Ao todo, são três unidades na capital:
CIPDI Zona Sul
Endereço: Rua do Comércio, nº 270, Parque Dez, anexo à Delegacia Especializada em Crime Contra Idoso (DECCI)
CIPDI Zona Norte
Endereço: PAC Shopping Via Norte – Avenida Grande Circular, 288 – Tancredo Neves, Monte das Oliveiras
CIPDI Zona Leste
Endereço: PAC Shopping São José- Av. Cosme Ferreira, 4.605 – São José Operário


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

