A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (28.05), 403.777 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.849 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 2.007 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 403.777 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.144 estão em isolamento domiciliar e 379.033 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 453 internações em UTIs públicas e 368 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 87,96 % para UTIs adulto e em 42% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (85.302), Rondonópolis (29.072), Várzea Grande (28.003), Sinop (20.348), Sorriso (13.777), Tangará da Serra (13.573), Lucas do Rio Verde (12.363), Primavera do Leste (10.569), Cáceres (8.595) e Alta Floresta (7.715).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 337.757 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 627 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na quinta-feira (27), o Governo Federal confirmou o total de 16.342.162 casos da Covid-19 no Brasil e 456.674 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 16.274.695 casos da Covid-19 no Brasil e 454.429 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sexta-feira (28).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

