Sinésio Campos volta a apontar problemas na gestão da Vinci nos aeroportos do Amazonas

img

Nesta terça-feira (28/5), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) criticou a gestão dos aeroportos de Tefé e Tabatinga pela Vinci Airports. A Vinci é a empresa que substituiu a Infraero na administração dos aeroportos de Tefé, Tabatinga e Manaus no Amazonas. Segundo o deputado, a concessionária está realizando obras nos aeródromos que estão limitando os horários de funcionamento das pistas, complicando o tráfego aéreo.

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sinésio Campos (PT) destacou que o aeroporto de Tefé está operando apenas das 6h às 10h, oferecendo somente quatro horas de funcionamento. Já a pista do aeroporto de Tabatinga permanece fechada pela manhã, abrindo apenas às 14h.

“Isso é inaceitável, esses são aeroportos estratégicos. Eles também atendem as necessidades de outros municípios, como Juruá, Carauari e Eirunepé. É crucial que a Vinci acelere essas reformas nos aeroportos de Tefé e Tabatinga. E em casos de emergência que requerem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea? Teremos que esperar até o dia seguinte! Vamos nos mobilizar junto aos ministérios para encontrar uma solução”, declarou o deputado.

Sinésio Campos argumenta que as obras devem ser aceleradas e realizadas em horários alternativos, como durante a noite, quando geralmente não há voos, permitindo o funcionamento regular dos aeroportos.

A situação é semelhante ao ocorrido no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Em 2023, uma obra na pista impedia pousos e decolagens entre 4h e meio-dia, resultando no cancelamento de voos que atrasavam próximo ao horário de fechamento do aeroporto.

Em dezembro de 2023, o deputado Sinésio Campos se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, para denunciar as deficiências nos serviços da concessionária. O ministro Silvio Costa acionou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para fiscalizar a atuação da empresa no Eduardo Gomes. Após a reunião com o ministro, o aeroporto voltou a operar normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *