SPA Coroado realiza ação de Segurança do Paciente

Fotos: Divulgação/SPA Coroado

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou uma ação especial nesta quinta-feira (11/04/2024) em comemoração ao Dia Nacional da Segurança do Paciente. A iniciativa englobou atividades destinadas a conscientizar os profissionais de saúde e demais funcionários da unidade sobre as medidas de prevenção e redução de incidentes nos serviços de saúde. De acordo com Priscilla Mêne, diretora do SPA Coroado, é fundamental disseminar uma cultura de segurança do paciente entre os profissionais de saúde, a fim de garantir uma assistência de qualidade.

“Ações que promovam a conscientização dos profissionais de saúde na implementação de práticas de segurança do paciente no SPA Coroado são essenciais para reduzir danos e construir uma cultura positiva e sólida dentro da unidade”, afirmou.

Promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela supervisão de Enfermagem da unidade, a ação incluiu atividades lúdicas, como a trilha do paciente seguro, um jogo de tabuleiro no qual os profissionais de saúde respondiam a perguntas e enfrentavam desafios relacionados às metas internacionais de segurança do paciente. Durante a dinâmica, os profissionais receberam brindes e participaram de sorteios.

Os trabalhadores também receberam materiais de orientação com explicações sobre a redução de riscos e a comunicação efetiva, incluindo a implantação de um formulário de notificação de eventos adversos.

“Decidimos adotar um método diferente, fugindo do convencional, e por isso criamos o jogo como uma forma de atrair os profissionais para a dinâmica. Hoje em dia, os jogos não são mais vistos apenas como entretenimento; ao contrário, eles são utilizados como ferramentas de trabalho e são considerados um forte aliado para a incorporação de novas práticas, criação de rotinas e fixação de conceitos e protocolos corporativos”, explicou Darllyne Ferreira, coordenadora do NSP.

Dia Nacional da Segurança do Paciente

Celebrado em 1º de abril, o Dia Nacional da Segurança do Paciente foi instituído pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA com a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013. O programa propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde, ou seja, eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou resultaram em danos desnecessários aos pacientes.

A celebração dessa data permite que os serviços de saúde desenvolvam ações que fortaleçam a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente de assistência à saúde.

Campanha

A campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente – 2024” tem como tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”, com o objetivo de mobilizar gestores, profissionais dos NSP e de outras instâncias dos serviços de saúde, profissionais da assistência, pacientes, formuladores de políticas, pesquisadores, redes de profissionais e outros envolvidos, enfatizando a importância de priorizar a comunicação e o trabalho em equipe para fortalecer a segurança do paciente.

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