TCE dá 24h para prefeitura suspender vacinação de grupo entre 18 e 49 anos sem comorbidades
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu uma nota fiscalizatória com recomendação ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e ao secretário de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, para suspenderem a vacinação aleatória de pessoas sem comorbidades entre 18 e 49 anos. A notificação dá prazo de 24 horas para os gestores responderem ao TCE se irão cumprir a medida. Pede ainda que sejam priorizadas no processo de imunização contra a Covid-19 as pessoas que estão nas faixas etárias com maiores taxas de hospitalização, mortalidade e de letalidade em relação à doença.
O documento tem como relator o conselheiro Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto e foi assinado, nesta quinta-feira (8), pelos auditores externos Felipe Favoreto Grobério, Luiz Otávio Esteves de Camargos e Elisângela Luz Alves da Guia. O TCE ainda diz que, em caso de descumprimento da recomendação, será instaurada contra os gestores uma Representação de Natureza Interna com pedido de cautelar.
Esta é a segunda notificação à administração municipal para regularizar a vacinação na Capital. Na quarta-feira (7), as Defensorias Públicas da União e de Mato Grosso enviaram documento pedindo respeito às faixas etárias contidas no Plano de Vacinação contra a Covid-19, na Capital. A recomendação foi assinada pelo defensor público federal Renan Vinícius Sotto Mayor de Oliveira e pelo defensor público estadual Fábio Barbosa.
Os defensores deram o prazo de cinco dias para que o secretário detalhe o processo de escolha da pessoa a ser imunizada. “Informe detalhadamente como ocorre a escolha da pessoa a ser imunizada, após preenchimento do cadastro municipal”, diz trecho do documento.
Conforme a nota fiscalizatória do TCE, o próprio boletim epidemiológico da Prefeitura, referente ao período entre 6 e 19 de junho, mostra que a incidência de casos de hospitalizações e letalidade é maior entre a faixa etária entre 40 e 49 anos, o que justificaria “a vacinação prioritária desse grupo populacional em detrimento das faixas etárias de 18 a 39 anos.”
Para o Tribunal de Contas, é preciso imunizar primeiro quem mais precisa, conforme as estatísticas, “para mitigar as mortes e hospitalizações evitáveis”.
A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu vacinar as pessoas entre 18 e 49 anos sem comorbidades no final de junho. A medida visa utilizar as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação. Conforme a assessoria, o cidadão faltoso irá para o final da fila.
Nesta sexta-feira, o prefeito deve abrir o sexto polo de vacinação contra a Covid-19, que vai funcionar na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Distrito Industrial.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

