Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
O Projeto de Lei que trata da revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, foi apresentado nesta terça-feira (28), durante a tribuna livre na Câmara Municipal.
A matéria obriga a empresa concessionária de energia elétrica Energisa a retirar todos os postes e fiação aérea transferindo para um sistema subterrâneo de cabeamento, embasada nos trabalhos técnicos do Instituto de Planejamento Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU) e uma tese de pós-graduação do economista Luiz Alberto Gomes.
Pós-graduado em gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em políticas públicas e questões ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz foi convidado pelo vereador Marcrean Santos (PP) para explanar sobre o projeto de sua autoria.
“Essa propositura vai dar uma nova dinâmica urbanística em Cuiabá e nós temos que aproveitar a nossa história, tanto econômica, social quanto ambiental. Estou defendendo a nossa história, não podemos deixar com que destruam a nossa identidade, isso é super importante para nós todos que moramos em Mato Grosso”, defendeu o economista.
Conforme o inciso 2º do projeto àqueles que optarem por fazer a retirada dos postes e fios aéreos poderão buscar parceria público-privada, observadas as especificações legais e técnicas dos órgãos de controle e fiscalização do município.
Ainda, na justificativa do projeto cita alguns benefícios do serviço. “Evitar interrupção do fornecimento de energia devido a queda de galhos na rede elétrica, ampliação do espaço de circulação nas calçadas com a remoção de postes, além da paisagem ficar com um aspecto de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá”.
De acordo Marcrean Santos a revitalização do Centro Histórico é uma demanda antiga da capital. “A ideia é revitalizar essa área central, pois, existe uma poluição visual muito grande, é um projeto moderno em relação a fiação subterrânea que dá outra qualidade de vida, outro ganho para o comércio, a revitalização do Morro da Luz e de todos os calçadões de toda a área central”, comentou.
A expectativa é que o local fique mais moderno e seguro, completa o vereador. “A segurança é uma questão fundamental para os turistas ali no centro, para os clientes e os lojistas. Estaremos fomentando o turismo na nossa capital, o ganho é para toda a população. Nós cobramos o prefeito e ele fez o compromisso de iniciar a implantação do Centro Histórico de Cuiabá”.
O projeto conta com o apoio da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB/MT) representada pelo presidente Marlon Latorraca. “No que depender da OAB para tentar melhorar a nossa cidade nós faremos o melhor possível, vamos participar das audiências públicas e fazer com que a nossa cidade fique cada vez melhor”, disse.
Secom Câmara

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

