Trump alerta que países do BRICS podem enfrentar tarifas de 100%

Trump alerta que países do BRICS podem enfrentar tarifas de 100%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que os países do BRICS poderiam enfrentar tarifas de 100% dos EUA “se quiserem brincar com o dólar”.

“Se alguma negociação for concretizada, será uma tarifa de 100%, pelo menos”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre os países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia e China – estabelecerem a sua própria moeda.

Entenda propostas de desdolarização pelo Brics

Desde janeiro deste ano, o grupo BRICS tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

A chamada desdolarização é uma das propostas do grupo de países emergentes. Autoridades que representam seus membros avaliam que a padronização do uso da moeda norte-americana faz com que os EUA se imponham em negócios internacionais, mesmo que não estejam envolvidos diretamente.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que ela classificou de “uso do dólar como arma” durante a Cúpula do BRICS, realizada este ano em Kazan, na Rússia.

Desde o último encontro entre as lideranças do bloco, o BRICS conta com dez países fixos e outros 13 associados. O Produto Interno Bruto (PIB) dos membros plenos representa hoje 31,5% de todas as riquezas produzidas no mundo. Além disso, abrigam 45,2% da população mundial.

Trump impõe tarifas recíprocas e Brasil será um dos principais prejudicados

O presidente dos Estados Unidos também anunciou que seu governo aplicará tarifas recíprocas sobre produtos de países que impõem tributação mais alta sobre produtos americanos. O Brasil está entre os mais afetados.

Setores impactados:

Etanol: O Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre o produto americano, enquanto os EUA cobram apenas 2,5% sobre o etanol brasileiro. Trump afirmou que igualará essa tarifa.

Motocicletas: A Índia cobra 100% sobre motocicletas importadas dos EUA, enquanto os americanos aplicam apenas 2,4%. A tarifa também será nivelada.

Carros: A União Europeia cobra 10% sobre veículos americanos, enquanto os EUA cobram apenas 2,5% sobre os importados da UE. Trump pretende impor o mesmo percentual.

A medida promete impactar diretamente setores-chave da economia brasileira, como a agroindústria e a exportação de biocombustíveis, aumentando custos para produtores e consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco