Trump alerta que países do BRICS podem enfrentar tarifas de 100%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que os países do BRICS poderiam enfrentar tarifas de 100% dos EUA “se quiserem brincar com o dólar”.
“Se alguma negociação for concretizada, será uma tarifa de 100%, pelo menos”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre os países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia e China – estabelecerem a sua própria moeda.
Entenda propostas de desdolarização pelo Brics
Desde janeiro deste ano, o grupo BRICS tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
A chamada desdolarização é uma das propostas do grupo de países emergentes. Autoridades que representam seus membros avaliam que a padronização do uso da moeda norte-americana faz com que os EUA se imponham em negócios internacionais, mesmo que não estejam envolvidos diretamente.
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que ela classificou de “uso do dólar como arma” durante a Cúpula do BRICS, realizada este ano em Kazan, na Rússia.
Desde o último encontro entre as lideranças do bloco, o BRICS conta com dez países fixos e outros 13 associados. O Produto Interno Bruto (PIB) dos membros plenos representa hoje 31,5% de todas as riquezas produzidas no mundo. Além disso, abrigam 45,2% da população mundial.
Trump impõe tarifas recíprocas e Brasil será um dos principais prejudicados
O presidente dos Estados Unidos também anunciou que seu governo aplicará tarifas recíprocas sobre produtos de países que impõem tributação mais alta sobre produtos americanos. O Brasil está entre os mais afetados.
Setores impactados:
Etanol: O Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre o produto americano, enquanto os EUA cobram apenas 2,5% sobre o etanol brasileiro. Trump afirmou que igualará essa tarifa.
Motocicletas: A Índia cobra 100% sobre motocicletas importadas dos EUA, enquanto os americanos aplicam apenas 2,4%. A tarifa também será nivelada.
Carros: A União Europeia cobra 10% sobre veículos americanos, enquanto os EUA cobram apenas 2,5% sobre os importados da UE. Trump pretende impor o mesmo percentual.
A medida promete impactar diretamente setores-chave da economia brasileira, como a agroindústria e a exportação de biocombustíveis, aumentando custos para produtores e consumidores.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

