Trump conversou com Zelensky antes do funeral do papa Francisco para falar do fim da Guerra na Ucrânia

Em um encontro marcado por simbolismo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reuniram-se em Roma neste sábado, 26 de abril de 2025, horas antes do funeral do papa Francisco. Fotos divulgadas pelo Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano mostram os dois líderes em uma conversa frente a frente, em um momento de grande significado político e emocional.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que falou de uma trégua “total e incondicional” durante seu encontro “simbólico” com seu colega americano, Donald Trump, que está pressionando pelo fim das hostilidades entre Kiev e Moscou.
“Boa reunião. Conversamos bastante pessoalmente. Espero que possamos chegar a um acordo em todos os pontos discutidos”, escreveu Zelensky nas redes sociais após o encontro, que ocorreu paralelamente ao funeral do papa Francisco no Vaticano.
A reunião, que contou com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, teve como pauta central a busca por um cessar-fogo na Ucrânia. Zelensky destacou a importância do diálogo, afirmando que discutiu um “cessar-fogo total e incondicional” para proteger vidas e alcançar uma “paz confiável e duradoura”. Ele descreveu o encontro como “muito simbólico” e com potencial para se tornar histórico, caso resultados concretos sejam alcançados.
Na véspera, Trump já havia sinalizado otimismo sobre um possível acordo entre Ucrânia e Rússia, após seu enviado, Steve Witkoff, conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou. O americano afirmou que um entendimento entre as partes está “muito perto”, levantando expectativas sobre negociações diretas.
O encontro ocorreu em meio à despedida do papa Francisco, cujo funeral no Vaticano reuniu líderes mundiais. Durante a missa fúnebre, o cardeal Giovanni Battista Re destacou o legado do pontífice, que “levantou incessantemente a sua voz implorando a paz”. Após a cerimônia, o cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Roma, passando pelo Coliseu, até a Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco será sepultado.
A presença de Trump, Zelensky, Macron e Starmer reforça a relevância do momento, que une luto pela perda de um líder espiritual e esforços diplomáticos por um futuro de paz. Mais detalhes sobre os desdobramentos das conversas devem surgir nas próximas horas.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

