Turismo: 17 milhões visitaram unidades de conservação federais em 2021
O Ministério do Turismo registrou 16,7 milhões de visitas às 145 unidades de conservação federais em 2021. O número é o maior registrado em, pelo menos cinco, anos e supera o cenário pré-pandemia de covid-19. Em 2017, foram registradas 10,7 milhões de visitas.
A área de conservação mais visitada foi a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, com mais de 7 milhões de registros. O território inclui, por exemplo, as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense.
O segundo local mais visitado é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foram 1,7 milhão de visitas. O parque abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: o Cristo Redentor. É palco da Trilha Transcarioca, pioneira da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso no país, que compreende em seu percurso pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca.
Antes da pandemia de Covid-19, o Turismo de Natureza vinha registrando crescente interesse dos turistas. Em 2019, as unidades de Conservação federais registraram 15,3 milhões de visitas, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, 2018 (12,4 milhões). Já em 2020, mesmo com o fechamento das unidades por seis meses, receberam um número significativo de visitantes: 9,3 milhões, com um crescimento contínuo de visitação até dezembro.
Veja o ranking das dez unidades de conservação mais visitadas:
1º Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – 7.042.228
2º Parque Nacional da Tijuca – 1.739.666
3º Parque Nacional de Jericoacoara – 1.669.277
4º Parque Nacional da Serra da Bocaina – 718.453
5º Parque Nacional do Iguaçu – 696.380
6º Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo – 653.857
7º Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – 559.638
8º Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – 532.988
9º Monumento Natural do Rio São Francisco – 471.705
10º Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais – 334.437
Fonte: Agência Brasil

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

