veja o que se sabe até agora sobre ataque retaliatório em Isfahan

Em meio a uma situação de grande tensão no Oriente Médio, Israel levou a cabo as ameaças feitas nos últimos dias e realizou um ataque contra o Irã nesta sexta-feira, 19, em retaliação a um lançamento de mísseis e drones iranianos ocorrido no sábado passado, dia 13. O ataque foi informado de última hora por Israel aos Estados Unidos, de acordo com o G7.
Israel havia indicado que responderia militarmente ao lançamento de mais de 300 drones de ataque, mísseis balísticos e de cruzeiro por parte do Irã, mas sob pressão do governo de Joe Biden e de outros aliados para mostrar moderação e evitar um conflito regional mais amplo, não estava claro qual seria a magnitude da ação retaliatória de Israel.
A mídia estatal iraniana informou que os sistemas de defesa aérea interceptaram “três pequenos drones” em Isfahan e que não houve danos significativos. Essa área abriga uma base aérea e instalações de pesquisa relacionadas ao programa nuclear do Irã. A cidade de Isfahan foi o alvo do ataque israelense, localizada no centro do Irã, a 340 quilômetros ao sul de Teerã. Segundo relatos, ocorreram três explosões perto da base militar de Shekari, do aeroporto de Isfahan e da cidade de Qahjavarestan, no centro do país.
Isfahan é uma cidade importante devido à sua base aérea, que abriga há muito tempo a frota iraniana de caças F-14 Tomcat de fabricação americana, adquiridos antes da Revolução Islâmica de 1979. A cidade também possui instalações de pesquisa nuclear, um centro de produção de armas iranianas e uma usina de enriquecimento de urânio.
O ataque israelense foi uma aparente resposta aos drones e mísseis lançados pelo Irã contra Israel em 13 de abril. Foi o primeiro ataque direto do Irã contra Israel, com o lançamento de mais de 350 drones e mísseis que foram em grande parte interceptados. As autoridades iranianas alegaram agir em legítima defesa após um bombardeio ao consulado iraniano em Damasco em 1º de abril, atribuído a Israel e que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária.
Os Estados Unidos informaram aos ministros das Relações Exteriores do G7 que receberam informações de última hora sobre o ataque, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. Blinken, secretário de Estado dos EUA, afirmou que os Estados Unidos não estiveram envolvidos em nenhuma operação ofensiva, mas não comentou sobre o aviso prévio dado por Israel.
Não está claro se as forças iranianas planejam realizar um novo ataque contra Israel. O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, fez um discurso nesta sexta-feira, sem mencionar as explosões ocorridas algumas horas antes. Ele afirmou que a operação realizada em 13 de abril demonstrou a autoridade e a vontade inabalável do povo iraniano e fortaleceu a República Islâmica.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

