Em nota a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), a assessoria do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), informou que o chefe do Executivo Muncipal irá acatar o decreto do governador Mauro Mendes (DEM).
Informações de bastidores apontam que Mendes esteve com o prefeito de Várzea Grande, Jayme e Júlio Campos, na noite desta quinta (25), e fez o pedido em particular. O anúncio oficial da medida deve ser feito ainda hoje.
Várzea Grande é o primeiro município de Mato Grosso a acolher o decreto editado pelo governador. A cidade vizinha da capital tem hoje 19.011 infectados e 785 mortos pela Covid-19, segundo o boletim da Secretaria de Saúde de Mato Grosso.
Em todo estado já são 297.712 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 7.168 óbitos em decorrência do coronavírus.
Neste momento, Kalil está reunido com os demais membros do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus para definir os detalhes do decreto.
O novo decreto estadual publicado na tarde desta quinta-feira recomenda que Cuiabá e Várzea Grande realizem quarentena obrigatória e fechem por 10 dias, baseado na tabela de classificação de risco. Mauro Mendes manteve as medidas de restrições como fechamento do comércio às 20h e toque de recolher a partir das 21h, mas aumentou as restrições para cada município dependendo da classificação que é dividida em quatro níveis, sendo: baixo, moderado, alto e muito alto.
Atualmente Cuiabá e mais 49 municípios possuem risco muito alto de contágio com o novo coronavírus. No novo decreto, os municípios em risco ‘muito alto’ são orientados a decretar quarentena coletiva obrigatória por 10 dias, podendo prolongar a quarentena mediante reavaliação da autoridade competente.
É também orientado o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais. Outra medida sugerida é a suspensão de aulas presenciais em creches, escolas e universidades.
Somente as atividades essenciais serão permitidas durante o período de quarentena, como mercados, farmácias, postos de combustíveis, hospitais entre outros. O decreto também especifica que as medidas são orientativas, ou seja, ficarão a cargo de cada gestor do município.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram