Vírus Sincicial Respiratório: Amazonas atualiza vacinação para gestantes

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga, nesta terça-feira (13/01), o balanço parcial da Campanha de Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes. Até o momento, no Amazonas, 4.620 doses da vacina foram aplicadas, o que corresponde a 24,5% de cobertura vacinal do público-alvo, exclusivo para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça o chamado para que gestantes atualizem a caderneta de vacinação com a nova vacina, incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação neste ano. “O período chuvoso no Estado favorece a circulação de vírus respiratórios, que apresentam maior gravidade em gestantes e recém-nascidos. A vacinação é uma proteção adicional contra o vírus que mais acomete bebês. Por isso, é primordial que as gestantes se protejam”, destaca.
A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, esclarece que todos os municípios do Amazonas dispõe da vacina em suas respectivas localidades. “As secretarias municipais de saúde adotam estratégias próprias para ampliar o acesso das gestantes, mas é preciso a adesão do público-alvo para assim contribuir para o aumento da cobertura vacinal”, reforça.
Calendário de Vacinação para Gestantes
A FVS-RCP reforça que, além da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), as gestantes devem receber outras vacinas importantes para a proteção delas e dos bebês. Confira quais são:
– dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular): Indicada em todas as gestações, de preferência a partir da 20ª semana. Essa vacina protege a mãe e ajuda a passar anticorpos para o bebê, prevenindo a coqueluche nos primeiros meses de vida.
– Vacina Dupla adulto (Difteria e Tétano): Recomendada para gestantes que não tenham recebido a vacina dTpa na gestação atual. Essa vacina protege contra a difteria e o tétano, doenças graves que podem afetar mãe e bebê.
– Hepatite B: Recomendada para gestantes que ainda não completaram o esquema de três doses (nas doses 0, 1 e 6 meses). Protege contra a hepatite B, uma doença grave do fígado.
– Influenza (gripe): Pode ser tomada em qualquer fase da gravidez, principalmente durante a campanha anual. Ajuda a prevenir complicações causadas pelo vírus da gripe.
– Covid-19: Indicada para gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), em qualquer momento da gestação. Protege contra formas graves da doença.
– Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Nova vacina incluída para gestantes a partir da 28ª semana. Ajuda a proteger o bebê contra doenças graves no pulmão, como bronquiolite e pneumonia, nos primeiros meses de vida.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




