Xi Jinping critica guerras comerciais e pede união do Brics em defesa do multilateralismo

Xi Jinping critica guerras comerciais e pede união do Brics em defesa do multilateralismo

Mundo – Em reunião virtual do Brics, realizada na manhã desta segunda-feira (8), o presidente da China, Xi Jinping, criticou duramente as guerras comerciais tarifárias, em referência à política conduzida pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump.

Segundo Xi, esse tipo de estratégia mina as regras do comércio internacional e representa uma ameaça à estabilidade econômica global.

Líderes do Brics (Foto: Agência Brasil)

“Neste momento, uma transformação sem precedentes em um século está se acelerando em todo o mundo. Hegemonismo, unilateralismo e protecionismo estão se tornando cada vez mais desenfreados. Guerras comerciais e tarifárias travadas por alguns países perturbam gravemente a economia mundial e minam as regras do comércio internacional”, afirmou o líder chinês.

O encontro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da presidência rotativa do Brasil no bloco.

Entre os principais pontos discutidos esteve a definição de uma posição conjunta do Brics diante do tarifaço imposto por Washington a diversos parceiros comerciais.

Líder Chines Xi-Jinping – (Foto: Reprodução)

Xi Jinping ressaltou que os países não podem prosperar sem um ambiente internacional de cooperação aberta e defendeu o fortalecimento do sistema multilateral de comércio, tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como núcleo.

Para ele, nenhuma nação pode se dar ao luxo de recuar para um “isolamento ”auto imposto”.

(Foto: Reprodução)

“Independentemente da evolução do cenário internacional, devemos permanecer comprometidos com a construção de uma economia global aberta, de modo a compartilhar oportunidades e alcançar resultados mutuamente benéficos”, declarou.

O presidente chinês também instou os países do Brics ( Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a explorarem suas vantagens estratégicas e aprofundarem a cooperação em áreas como comércio, economia, finanças e tecnologia.

“Quanto mais estreita for a cooperação entre os países do Brics, mais confiança, opções e resultados efetivos eles terão para enfrentar os riscos e desafios externos”, disse, em discurso reproduzido pela agência estatal Xinhua.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *