Zona Norte de Manaus receberá centro de atendimento especializado para crianças com TEA

Zona Norte de Manaus receberá centro de atendimento especializado para crianças com TEA

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quarta-feira (1º), as obras do Caic TEA Gilson Moreira, localizado no Conjunto Mundo Novo, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

A nova unidade, que tem previsão de entrega ainda em 2025, será o segundo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) especializado no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede pública estadual, ampliando a assistência a crianças de até 11 anos.

De acordo com o governador, o espaço vai garantir acolhimento integral, com estrutura moderna, terapias especializadas e atenção voltada, também, para as famílias. A proposta é oferecer ambientes adequados para estimular a autonomia, a integração sensorial e o desenvolvimento das crianças.

(Foto: Mauro Neto/Secom)

“Aqui a construção será feita nos mesmos moldes do Caic TEA José Contente, que já entregamos de forma inédita no Jorge Teixeira, com sala sensorial, consultórios e toda estrutura adaptada para as necessidades dessas crianças e de suas famílias. A previsão de entrega é até o final de outubro, consolidando uma referência não só para o Amazonas, mas também para o país”, afirmou Wilson Lima, que esteve acompanhado durante a visita do deputado estadual Mário César Filho e da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

As obras do Caic TEA Gilson Moreira já atingiram 40% de execução e estão na fase de pintura.

Na etapa inicial foi realizada a revitalização pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), que incluiu pavimentação, drenagem, impermeabilização, troca de cobertura e forro, além de novas instalações elétricas e hidráulicas.

(Foto: Mauro Neto/Secom)

A unidade contará com sala Multisense, equipada com estímulos controlados de luz, som e texturas, área de estimulação psicomotora, brinquedos adaptados e piso emborrachado.

As salas lúdicas terão ambientação acolhedora, pensada para fortalecer o vínculo, a autonomia e o aprendizado das crianças.

Todas as terapias oferecidas seguirão os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), ciência reconhecida internacionalmente como uma das mais eficazes no acompanhamento de pessoas com TEA.

O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, tanto para as crianças quanto no suporte às famílias.

Primeira unidade

O padrão que será aplicado no Gilson Moreira já foi consolidado no Caic TEA José Contente, inaugurado em 28 de julho deste ano, no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

A unidade foi a primeira da rede estadual a oferecer atendimento especializado para crianças com autismo, unindo saúde, educação e assistência social.

“Esse Caic já está com 40% das obras em andamento. É extremamente importante para um público que precisa ser tratado cada vez mais com atenção, garantindo acolhimento, terapias diferenciadas e acesso qualificado. Assim como no primeiro Caic TEA, o Gilson Moreira também trará inovação dentro da saúde do Amazonas, fortalecendo o SUS e transformando vidas”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Com o Caic Gilson Moreira, serão dois centros especializados em funcionamento e um total de 10 Caics revitalizados e entregues pelo Governo do Amazonas.

Estruturação dos Caics

Dos 11 Caics existentes em Manaus, nove já passaram por obras de revitalização e foram entregues à população. São eles:

  • José Contente (Jorge Teixeira),
  • José Carlos Mestrinho (Alvorada)
  • Edson Melo (Zumbi)
  • Afrânio Soares (Parque 10)
  • Maria Helena Góes (Colônia Terra Nova)
  • Ana Maria Braga (São José)
  • Josephina de Mello (Colônia Oliveira Machado)
  • Alberto Carreira (Compensa)
  • Alexandre Montoril (Petrópolis)

A meta do Governo do Amazonas é consolidar os Caics como centros de referência em saúde da criança, com serviços especializados, ambientes modernos e adaptados, garantindo acesso integral a diferentes perfis de pacientes.

Com informações da Assessoria*

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *