O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, pela primeira vez, por meio do Censo Demográfico 2022, dados específicos sobre a população quilombola. O levantamento aponta que, em Mato Grosso, vivem cerca de 11.719 pessoas quilombolas, o que representa 0,32% da população.
Conforme o levantamento, Poconé, a 103 km de Cuiabá, é o município com mais quilombolas: 3.445. Em seguida, está Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital, com 2.589.
Mato Grosso é o 18º estado do Brasil com mais moradores inseridos nesse grupo. Confira o ranking abaixo:
Ibge divulga pela primeira vez resultados específicos sobre população quilombola; veja desdobramento em MT — Foto: IBGE
Especificamente, dentro dos territórios tidos como habitações exclusivas de quilombolas, vivem cerca de 958 pessoas. Outros 10.761 (91,83%) moram em outras áreas do estado.
Cenário nacional
No Brasil, há 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas, o que corresponde a 0,65% da população total. Das 5.570 cidades do país, 1.696 têm moradores quilombolas (30,5%) e, quase um terço, vive na Amazônia Legal.
Os dados desse grupo populacional já eram coletados em pesquisas anteriores, o diferencial é que essa é a primeira vez que o Censo traz resultados exclusivos segmentados para esse grupo.
Segundo a instituição, o Censo fez um recorte para abordar as características da população inserindo nos questionários perguntas como “Você se considera quilombola?” e “Qual o nome da sua comunidade?”.
De acordo com o IBGE, essa investigação contou com o apoio das lideranças comunitárias quilombolas de todo o país. Elas atuaram no apoio ao mapeamento das comunidades e como guias para os recenseadores, garantindo que todos os territórios fossem visitados.
Conforme o IBGE, o termo “remanescentes de comunidades de quilombos” foi sendo gradualmente substituído pelo termo “quilombolas” nas referências ao grupo populacional, considerando-se que a ideia de “remanescentes” está associada a um passado do qual “sobraram” algumas pessoas com características em comum.
Essa ideia é fortemente questionada pelas organizações representantes da população quilombola, que afirmam sua existência no tempo presente.
Fonte; g1
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram