Potássio do Brasil e UEA anunciam parceria para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Autazes

MANAUS, BRASIL, 30 de novembro de 2025 — A Potássio do Brasil, subsidiária integral da Brazil Potash, e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciaram nesta quinta-feira (30/10) a celebração de uma parceria estratégica para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA), uma iniciativa associada ao Projeto Potássio Autazes, em implantação no município de Autazes (120km de Manaus), no Amazonas. O Termo de Referência (TR), que define as diretrizes para a construção do plano, foi assinado pelo presidente da Potássio do Brasil, Raphael Bloise, e pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.
O objetivo do compromisso firmado via Termo de Referência é promover o crescimento sustentável de Autazes, unindo a experiência técnica da empresa ao conhecimento científico da UEA, com foco no fortalecimento das capacidades locais, na melhoria da governança e na elevação da qualidade de vida da população.
O Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA) será um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo, a ser construído com base em evidências técnicas e acadêmicas. Sua elaboração visa orientar ações integradas na modalidade tripartite: entre poder público, instituições de ensino e setor produtivo, assegurando que o Projeto Potássio Autazes gere benefícios socioeconômicos e ambientais de forma responsável, equilibrando progresso, preservação ambiental e bem-estar da comunidade local.
“A assinatura deste Termo de Referência com a UEA é um marco para o Projeto Potássio Autazes. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável de Autazes passa, obrigatoriamente, pela união entre a capacidade técnica da empresa e o conhecimento profundo da realidade local que a Universidade possui. Nosso objetivo não é apenas minerar, mas catalisar a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da governança municipal,” afirmou Raphael Bloise, Presidente da Potássio do Brasil.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância da iniciativa conjunta entre a universidade, o poder público e o setor produtivo, que representa um avanço significativo para o município, abrangendo áreas como educação, saúde e saneamento básico, de forma sustentável e integrada às comunidades indígenas e à população local.
“A iniciativa não se limita à instalação de um Projeto, mas propõe um verdadeiro processo de revitalização, com foco em promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
O encontro para a formalização da parceria e apresentação da proposta de trabalho reuniu as equipes técnicas de ambas as instituições na Reitoria da UEA.
A universidade terá papel estratégico nas áreas de educação, pesquisa aplicada e qualificação de mão de obra local, com participação de docentes e discentes em ações de formação, estágios e desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento da economia regional e da sustentabilidade ambiental. Com mais de 30 programas socioeconômicos e ambientais, o projeto inclui investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e apoio ao Plano Bem Viver Mura, desenvolvido pelo Conselho Indígena Mura (CIM).
Assessoria de Imprensa – CBS Comunicação: (092) 98802-4432


-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



