Potássio do Brasil e UEA anunciam parceria para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Autazes

Potássio do Brasil e UEA anunciam parceria para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Autazes

MANAUS, BRASIL, 30 de novembro de 2025 — A Potássio do Brasil, subsidiária integral da Brazil Potash, e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciaram nesta quinta-feira (30/10) a celebração de uma parceria estratégica para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA), uma iniciativa associada ao Projeto Potássio Autazes, em implantação no município de Autazes (120km de Manaus), no Amazonas. O Termo de Referência (TR), que define as diretrizes para a construção do plano, foi assinado pelo presidente da Potássio do Brasil, Raphael Bloise, e pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.
O objetivo do compromisso firmado via Termo de Referência é promover o crescimento sustentável de Autazes, unindo a experiência técnica da empresa ao conhecimento científico da UEA, com foco no fortalecimento das capacidades locais, na melhoria da governança e na elevação da qualidade de vida da população.
O Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA) será um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo, a ser construído com base em evidências técnicas e acadêmicas. Sua elaboração visa orientar ações integradas na modalidade tripartite: entre poder público, instituições de ensino e setor produtivo, assegurando que o Projeto Potássio Autazes gere benefícios socioeconômicos e ambientais de forma responsável, equilibrando progresso, preservação ambiental e bem-estar da comunidade local.
“A assinatura deste Termo de Referência com a UEA é um marco para o Projeto Potássio Autazes. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável de Autazes passa, obrigatoriamente, pela união entre a capacidade técnica da empresa e o conhecimento profundo da realidade local que a Universidade possui. Nosso objetivo não é apenas minerar, mas catalisar a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da governança municipal,” afirmou Raphael Bloise, Presidente da Potássio do Brasil.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância da iniciativa conjunta entre a universidade, o poder público e o setor produtivo, que representa um avanço significativo para o município, abrangendo áreas como educação, saúde e saneamento básico, de forma sustentável e integrada às comunidades indígenas e à população local.
“A iniciativa não se limita à instalação de um Projeto, mas propõe um verdadeiro processo de revitalização, com foco em promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.
O encontro para a formalização da parceria e apresentação da proposta de trabalho reuniu as equipes técnicas de ambas as instituições na Reitoria da UEA.
A universidade terá papel estratégico nas áreas de educação, pesquisa aplicada e qualificação de mão de obra local, com participação de docentes e discentes em ações de formação, estágios e desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento da economia regional e da sustentabilidade ambiental. Com mais de 30 programas socioeconômicos e ambientais, o projeto inclui investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e apoio ao Plano Bem Viver Mura, desenvolvido pelo Conselho Indígena Mura (CIM).

Assessoria de Imprensa – CBS Comunicação: (092) 98802-4432

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *