Água do Guaíba começa a chegar às cidades do litoral ao sul do Rio Grande do Sul
Na quinta-feira (9), a água proveniente do Guaíba, na região de Porto Alegre, começou a chegar às cidades litorâneas ao sul do Rio Grande do Sul. Os municípios banhados pela Lagoa dos Patos já estão experimentando um aumento no nível das margens. A Prefeitura de Rio Grande (RS) compartilhou fotos nas redes sociais, mostrando que a água está começando a inundar as ruas da cidade. De acordo com um boletim divulgado às 14 horas, o nível da Lagoa dos Patos já havia subido um metro na região da cidade.
Segundo relatos do portal Uol, em Pelotas, o nível da Lagoa atingiu dois metros. O município abriga atualmente 486 pessoas em abrigos, e o transporte público teve seu horário reduzido devido à escassez de combustível. Apesar disso, o nível do Guaíba voltou a ficar abaixo de 5 metros, chegando a 4,9 metros nesta quinta-feira. No entanto, ainda está dois metros acima do nível de inundação.
Prevê-se que uma massa de ar frio na próxima semana possa elevar novamente o nível do Guaíba em pelo menos 20 centímetros. Em relação às consequências humanas, o Rio Grande do Sul registrou 107 mortes devido às chuvas, e há um óbito em investigação que pode estar relacionado aos eventos climáticos. Além disso, há 374 feridos e 136 pessoas consideradas desaparecidas. A situação continua sendo monitorada pelas autoridades competentes, que estão empenhadas em prestar assistência às vítimas e minimizar os danos causados pelas enchentes.