O Amazonas bateu recorde histórico na apreensão de drogas em 2024. De janeiro a dezembro, foram mais de 43,2 toneladas de entorpecentes retiradas das mãos de criminosos em todo o estado. O quantitativo é o dobro das apreensões realizadas pelos demais estados da região Norte juntos.
O secretário da SSP-AM atribuiu o aumento ao trabalho integrado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil (PC-AM) e a Polícia Militar (PMAM) no combate ao narcotráfico associado aos investimentos realizados pelo governo do estado.
Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, em comparação com as apreensões em nível nacional, o Amazonas apresentou crescimento de 5,3%, e entre os estados da Região Norte, o percentual aumentou para cerca de 39%. Em relação ao ano de 2023, o volume de apreensões alcançado em 2024, é cerca de 60% maior.
“Esse resultado é muito significativo. Isso representa que as nossas polícias Civil e Militar, com apoio dos nossos Bombeiros e da nossa Polícia Científica e da Secretaria de Segurança, estão no caminho certo. Quando apertamos o cerco contra o narcotráfico, estamos atuando também, nas reduções de outros crimes, como o homicídio, por exemplo”, afirmou o secretário de segurança do Amazonas, Vinicius Almeida.
Drogas apreendidas
No estado, a maconha corresponde por 65% das apreensões de drogas. Ao todo, foram apreendidas 28,1 toneladas da droga. A cocaína corresponde aos 35% restantes, o equivalente a 15 toneladas de material ilícito. O quantitativo é o dobro do apreendido em todo ano de 2023, quando as Forças de Segurança retiraram de circulação 7,8 toneladas desse entorpecente.
Em agosto, somente em uma operação, o trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na interceptação de 4,3 toneladas de cocaína e pasta-base de cocaína, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), na calha do Solimões. A apreensão foi a maior já realizada pelas Forças de Segurança, até o momento, na história do Amazonas.


Interior
Os municípios do interior concentraram a maioria das apreensões, que correspondem a 77% dos números. O trabalho contou com o apoio das Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e Governador Paulo Pinto Nery.
Em uma das ações, as Forças de Segurança do Amazonas apreenderam 1,5 toneladas de maconha tipo skunk. A ocorrência foi registrada na Base Arpão 2, nas proximidades do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A droga foi encontrada escondida dentro de tanques usados para realizar o transporte de combustível.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

