Durante a operação “Aulas Seguras”, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou uma swooping operação em Manaus e Região Metropolitana, apreendendo 3.997 artigos escolares irregulares vendidos em 46 estabelecimentos. A operação foi deflagrada em todo o país pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no período de 8 a 12 de janeiro.
Os produtos apreendidos incluíram apontadores e lápis pretos das marcas Maped e Kazzoo, respectivamente, que apresentavam registros cancelados junto ao Inmetro, e canetas esferográficas sem procedência. A legislação em vigência é rigorosa em relação à comercialização de artigos escolares, e a ação foi intensificada com o objetivo de retirar das prateleiras os itens que não atendem aos padrões de conformidade.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o registro cancelado impede a fabricação, importação ou comercialização do material, e o fornecedor tem a obrigação de recolher todos os itens disponibilizados no mercado. A operação tambémesclareceu que as lojas serão notificadas.
A operação “Aulas Seguras” foi realizada com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos artigos escolares, protegendo assim os direitos dos consumidores e garantindo que os produtos atendam aos padrões estabelecidos pela legislação.
Dicas
Voce deve tomar cuidado na hora de comprar material escolar para as crianças, garantindo que os produtos sejam seguros e tenham origem confiável. Mercados informais podem vender itens irregulares, sem indicar de onde vieram e se passaram por inspeções. Produtos ilegais representam riscos para a saúde, como bordas cortantes, substancias tóxicas e demais problemas.
O Inmetro regulamenta 25 itens escolares comuns, entre lápis, canetas, borrachas, massinhas, tesouras e outros. Eles devem possuir selo do órgão, comprovando que atendem padrões mínimos de segurança. No caso de artigos vendidos a granel, como dentro de embalagens plásticas, o rótulo de certificação deve estar ao lado, para o cliente verificar antes de comprar. Peça sempre a nota fiscal para ter garantia e direitos em qualquer problema. Procure por locais de confiança, que demonstrem a procedência legal do material. Isso protege as crianças de potenciais danos. Na dúvida, é melhor evitar compras supostamente mais baratas em estabelecimentos não-idôneos. A saúde vale mais do que economizar alguns reais.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.
Operação aulas seguras Ipem-2024
Balanço final – 8 a 12 de janeiro
Estabelecimentos visitados: 46 (Manaus e Região Metropolitana)
Estabelecimentos notificados: 04
Produtos fiscalizados: 15.245
Marcas fiscalizadas: 13
Itens fiscalizados: apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).
Produtos apreendidos: 3.997
Itens apreendidos: canetas esferográficas, lápis preto e apontador
Principais irregularidades: produtos sem procedência e com registros cancelados junto ao Inmetro
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram