Câncer de Pulmão: Primeiro Paciente Recebe Vacina Contra o Câncer no Reino Unido
Um paciente com câncer de pulmão no Reino Unido foi o primeiro a receber uma nova vacina desenvolvida para combater o tumor. A vacina foi criada pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e é destinada a preparar o sistema imunológico para identificar e atacar as células cancerígenas.
A imunoterapia utiliza RNA mensageiro (mRNA) para apresentar ao sistema imunológico do paciente os marcadores tumorais comuns no câncer de pulmão de células não pequenas. Isso estimula o corpo a desenvolver imunidade contra as células cancerígenas que possuem esses marcadores. O diferencial dessa terapia é que ela minimiza o risco de toxicidade para as células saudáveis, diferentemente da quimioterapia, que geralmente afeta tanto células saudáveis quanto tumorais, resultando em diversos efeitos colaterais.
Agora, a vacina avançará para ensaios clínicos para avaliar se o imunizante, denominado BNT116, é seguro e bem tolerado. O estudo incluirá pacientes em diferentes estágios do câncer de pulmão de células não pequenas, desde aqueles antes da cirurgia ou radioterapia (estágios 2 e 3) até casos de doença avançada (estágio 4) ou câncer recorrente.