A Defensoria Pública da União ampliou uma ação civil pública contra a empresa X e assinou um documento solicitando que a plataforma de mídia social do empresário bilionário Elon Musk pague uma compensação de R$ 1 bilhão por danos coletivos e sociais decorrentes de publicações que “desrespeitam a ordem pública e democrática”.
A responsável pelo processo é Carolina Soares Catelliano Lucena de Castro, uma profissional reconhecida dentro da instituição. A ação foi movida em conjunto com a Educafro e o Instituto Fiscalização e Controle, contando com a assinatura de outros oito advogados, incluindo Márlon Reis, mentor da importante Lei da Ficha Limpa.
Embora a iniciativa já tivesse sido divulgada pelas entidades, o processo só foi oficialmente protocolado nesta sexta-feira, 19, com o apoio de Carolina Soares.
A petição inicial começa com uma citação do discurso da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2021, Maria Ressa: “Sem fatos, não podemos ter verdade. Sem verdade, não podemos ter confiança, não temos uma realidade compartilhada, não há democracia e torna-se impossível lidar com os problemas existenciais do nosso mundo”.
Conforme reportado pelo Estadão, a ação argumenta que as postagens de Musk “desafiam decisões judiciais” e vão além da liberdade de expressão, “dando voz a grupos internos que recentemente tentaram um golpe de Estado no Brasil”.
Além do pedido de indenização por danos morais, a ação solicita que o Twitter adote uma série de medidas. O Instituto Fiscalização e Controle e a Educafro também pedem o bloqueio de R$ 509 milhões correspondentes ao capital social da empresa no Brasil.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram