Federação anuncia calendário de 2026 com ampliação de vagas em competições nacionais

FFMS apresentou planejamento para o futebol estadual no ano de 2026, com destaque para número de vagas nas competições nacionais e expectativa pela reabertura do Morenão
A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) apresentou nesta terça-feira (21), em coletiva realizada no Auditório Toyota Ramires, em Campo Grande, o Calendário Oficial da Temporada 2026. O evento, conduzido pelo presidente da FFMS, Estevão Petrallás, reuniu dirigentes, presidentes de clubes, autoridades e jornalistas para detalhar as principais novidades do futebol sul-mato-grossense para o próximo ano.
Entre os destaques, a Federação anunciou o aumento de vagas para as competições nacionais. A Copa do Brasil passa de duas para três vagas, destinadas a Operário, Ivinhema e Pantanal-SAF, que foi confirmado como terceiro colocado do Campeonato Estadual. A Série D e a Copa Verde terão duas vagas para times de MS, que ficam com Operário e Ivinhema, campeão e vice estadual.
“A grande novidade são as vagas nas competições nacionais. Esse é um momento histórico para o futebol sul-mato-grossense, com oportunidades para clubes, atletas e profissionais. Queremos que o futebol seja atividade o ano todo, gerando empregos e atraindo mais atenção da imprensa e do público, disse Petrallás”
A coletiva também trouxe informações sobre as melhorias nos estádios do estado. Atualmente, o único estádio em condições de receber jogos de forma plena é o Jacques da Luz, mas a FFMS tem projetos para ampliar a infraestrutura.
“Meu sonho é que, no futuro, tenhamos três praças de nível profissional. Estamos trabalhando no Jacques da Luz, avançaremos no Morenão e ainda teremos a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol, em março de 2026, com gramado oficial e sintético, próximo à UCDB”, contou.
O Morenão, principal estádio do estado, fechado desde julho de 2022, também deve ser reaberto em breve. Segundo Petrallás, visitas técnicas realizadas com o governador, representantes da Agesul e da Universidade Federal indicam avanços concretos no projeto de reforma.
“A reabertura do Morenão tem avanços concretos. Esperamos reabrir o estádio em dezembro ou, mais tardar, em janeiro, com capacidade para 10 a 12 mil pessoas”, avaliou.
O Estádio Pedro Pedrossian, o ‘Morenão’, pertence à UFMS, mas se encontra fechado em estado de abandono. Governo do Estado, Federação e parlamentares discutem com a Universidade as alternativas possíveis. Uma das propostas mais avançadas seria ‘repassar’ a administração do estádio para o Governo Estadual.
Calendário
Com o calendário estruturado, a FFMS planeja 12 meses de atividades, sendo pelo menos 10 deles com jogos. Petrallás destacou que o objetivo é garantir partidas durante o ano inteiro, desenvolvimento da base, incentivo ao futebol feminino e novas oportunidades profissionais.
“Hoje marca o lançamento da retomada do futebol em nosso estado. Queremos que todos, atletas, profissionais e imprensa, estejam envolvidos no cenário do futebol sul-mato-grossense”, disse.
Além das competições e melhorias nos estádios, a FFMS anunciou projetos estruturais, cursos da Academia FFMS e ações voltadas para a base e o futebol feminino, reforçando o compromisso com o crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



