Governo do Amazonas apresenta propostas de projetos ao Ministério de Minas e Energia
BRASÍLIA-DF: O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Ciama), apresentou propostas de projetos ao Governo Federal nesta sexta-feira (12/07), com o objetivo de beneficiar comunidades isoladas no interior do estado. A reunião ocorreu na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, e contou com a participação da diretora de Transição Energética do MME, Karina Souza, o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o engenheiro eletricista da Ciama, Aristóteles Neto, o diretor do projeto Sistemas de Energia do Futuro da Agência de Cooperação Alemã – GIZ, Daniel Almarza, e representantes da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).
Karina Souza, da diretoria de transição energética do MME, considerou os projetos apresentados muito interessantes e com sinergias ao Programa Energias da Amazônia, lançado em Parintins, Amazonas, em 2023. Ela destacou que o MME irá avaliar esses projetos para verificar a possibilidade de apoio e uma potencial parceria com a GIZ.
Daniel Almarza, da GIZ, enfatizou a relevância dos projetos apresentados e sinalizou positivamente quanto ao apoio da agência alemã para a sua concretização. Ele afirmou que a reunião foi excelente e que veem muito potencial nos projetos, que visam apoiar diretamente as comunidades da Amazônia.
O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, acompanhado do engenheiro eletricista Aristóteles Neto, apresentou o projeto “Comunidades Sustentáveis”, que prevê a implantação de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI) para atender cerca de 32 mil residências, com 160 mil moradores de áreas de várzea, ainda não atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e sem sistemas isolados.
Além disso, a Ciama apresentou o projeto “Transição Energética na Mobilidade Fluvial do Amazonas”, com foco em soluções de geração, armazenamento e carregamento de energia na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte – IP4 do município de Beruri, bem como a aquisição de barcos fluviais elétricos para o transporte escolar.
Por fim, foi apresentado o projeto “Energia solar na usina de castanha-do-Brasil”, instalada na sede da Associação dos Agropecuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piagaçu-Purus, em Beruri, que beneficia 400 famílias sustentadas pelo extrativismo desse fruto.