O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está concluindo a reforma e revitalização da pista e da área operacional do aeroporto de Barcelos, município localizado a 399 quilômetros de Manaus.
Com um investimento de R$ 12,5 milhões, a obra está 85% concluída, incluindo a limpeza da vegetação na área operacional; recapeamento da Pista de Pouso e Decolagem (PPD); instalação de placas de advertência e remoção do lixão próximo ao aeródromo.
Nesta etapa final, estão em andamento os trabalhos de sinalização horizontal; reconstrução da cerca da área operacional e aplicação de grama nas laterais da pista.
Com a nova pista, a capacidade de carga do pavimento para operações, PCN (Pavement Classification Number), terá a numeração 17. Dessa forma, o aeroporto eleva sua categoria e adquire uma maior resistência de pavimento, permitindo a operação de aeronaves maiores, como o ATR-72, com capacidade para até 78 passageiros.
Essas melhorias possibilitarão um aumento no número de voos e de pessoas atendidas, além de atrair novas companhias aéreas para a região.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, além de promover o desenvolvimento da aviação regional, a obra também trará benefícios e melhor qualidade de vida para a população de Barcelos.
“A construção e reforma de aeroportos e aeródromos no interior permite a integração de municípios, além de facilitar a circulação de riquezas, a realização de serviços de urgência e emergência e o transporte de pessoas e mercadorias, por isso as melhorias na infraestrutura aeroportuária são tão importantes para o desenvolvimento do Amazonas como um todo”, destacou o titular da pasta.
Aero Mais Amazonas
O projeto de revitalização do aeroporto de Barcelos faz parte do programa Aero Mais Amazonas, que prevê investimentos em outros 13 aeródromos e aeroportos do estado, como Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Maués, Novo Aripuanã, Pauini e Parintins.
O programa, que é uma das prioridades do governador Wilson Lima, é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Governo Federal, via Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e visa o desenvolvimento da aviação regional.
Fomento da economia local
A economia de Barcelos é voltada principalmente para a produção de peixes ornamentais e para a agricultura, com o plantio de banana, arroz e mandioca. Destaca-se também a pesca esportiva do tucunaré, que é a base do turismo na região.
Situada à beira do rio Negro, a cidade de Barcelos, conhecida como a capital amazonense da pesca esportiva, conta com uma população de 18.834 habitantes, de acordo com os dados atualizados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram