Igor Queiroz cria do tijucal, busca vaga olímpica
A um ano-agora um pouco menos- dos Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho-11 de agosto), Igor Queiroz, cria do tijucal, de Cuiabá-MT, busca vaga olímpica para representar o Brasil na categoria -97KG do estilo greco romana de wrestling.
O atleta hoje é o principal nome da modalidade masculina no país e uma das esperanças para garantir a vaga para a principal competição do planeta e visando esse objetivo Igor vem buscando se aprimorar da melhor maneira possível, com preparação no Brasil e campings internacionais.
Após ser campeão dos Jogos Pan-Americanos júnior de Cali o atleta passou a integrar ao projeto do Time Brasil “Conexão Santiago” (que dá suporte aos atleta até os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023) e com isso Igor vem recebendo todo o suporte necessário que um atleta de alto rendimento precisa.
Com o apoio recebido do Comitê Olímpico Brasileiro, junto com a Marinha do Brasil, Igor tem conseguido se destacar durante o ano, tendo medalhado em 5 das 6 competições disputadas, dentre eles um resultado histórico: o ouro no torneio Jovens Promessas, foi o primeiro título masculino do wrestling brasileiro, na Europa.
Com esse ritmo o atleta de tijucal vem embalado para a disputa do campeonato mundial que será realizado entre 16 e 24 de setembro, na Sérvia-Belgrado e será a primeira chance do atleta de garantir a vaga para Paris 2024 (Os quatro medalhistas (ouro, prata, bronze e bronze) das 18 categorias olímpicas deste evento terão, cada um, uma vaga de cota para seu país, tendo ainda uma vaga para o vencedor do duelo entre os dois perdedores das partidas da medalha de bronze e o vencedor obterá a última vaga do mundial).
Caso não alcança este feito, Igor ainda terá oportunidade de disputar o Campeonato Qualificatório Continental, que será realizado no ano que vem e a última chance será no Pré-Olímpico Mundial de 2024.
O atleta que em Tokyo 2021 participou como sparring e reserva do brasileiro da categoria acima, sonha em garantir a vaga para o seu país e consequentemente fazer história para Tijucal.
“Lutar um jogos olímpicos adulto é um sonho, ali estão reunidos os melhores e maiores do mundo, e ser um deles é a maior realização de um atleta. A vivencia olímpica, o espirito olímpico é algo inexplicável, então fazer parte disso, da categoria juvenil já é uma honra pra mim e eu quero me imortalizar no wrestling fazendo parte disso também, na categoria adulta.”, disse Igor Queiroz.
Se confirmada a vaga, Igor será o primeiro atleta de Tijucal a disputar um Jogos Olímpicos Elite, ele quer fazer história.
Fernanda Oliveira