Incêndios já destruíram 11,39 milhões de hectares no Brasil só neste ano
Entre janeiro e agosto de 2024, o Brasil registrou 11,39 milhões de hectares atingidos por incêndios, de acordo com o Monitor do Fogo Mapbiomas. O mês de agosto sozinho foi responsável por 5,65 milhões de hectares queimados, quase metade do total do ano, refletindo uma grave crise ambiental.
Os estados do Mato Grosso, Roraima e Pará, todos localizados na Amazônia, foram os mais afetados, respondendo por 52% da área queimada. O bioma amazônico, em particular, teve 5,4 milhões de hectares consumidos pelo fogo. O aumento das queimadas no Pantanal, que cresceu 249% em relação à média dos últimos cinco anos, e o recorde de 3,3 milhões de hectares queimados em agosto, destacam a falta de controle e resposta eficaz do governo.
Especialistas criticam a gestão do governo Lula diante da intensificação dos incêndios, especialmente no Cerrado e na Amazônia, que foram os mais devastados. A coordenadora técnica do Monitor do Fogo, Vera Arruda, alertou para a situação alarmante, enfatizando que a baixa qualidade do ar nas cidades é um reflexo direto da crise. A situação em São Paulo também é preocupante, com um aumento de 2.510% nas áreas queimadas em comparação à média dos últimos seis anos, particularmente nas plantações de cana-de-açúcar.