Indígena é agredido por PM’s em ocupação de terra na Zona Leste de Manaus
Manaus (AM) — Um indígena com problemas cardíacos foi agredido por policiais militares nesta terça-feira (21), em uma área de ocupação de terra na avenida Flamboyant, Comunidade Nova Mauá, Zona Leste de Manaus.
De acordo com a denúncia, os indígenas que estão ocupando a área foram legalizados pela defensoria pública, que autorizou a construção de casas no local. Entretanto, segundo eles, desde então os indígenas têm sido intimidados e agredidos pelos policiais militares.
“Estamos construindo casas no terreno que conseguimos morar, com a documentação completa das famílias, fomos à defensoria pública e a outros órgãos para regularizar tudo. Estava tudo certo, só que há empresários que querem ocupar o terreno ao lado. As famílias estão limpando os terrenos e construindo as casas para fortalecer as comunidades”, relatou a denunciante.
Conforme a denúncia, os policiais estariam sendo pagos por terceiros para expulsarem os indígenas do local.
“Dizem que esses policiais estão sendo pagos por esses empresários e eles vão lá para intimidar essa comunidade. Ontem os expulsaram, hoje já foram com força brutal, agredindo quem encontravam na entrada. Esse casal de indígenas que eles abordaram, o rapaz sofre do coração. Eles não respeitam. Agora chegaram as viaturas da Rocam”, concluiu a testemunha.
A equipe do veículo de notícias entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar do Amazonas, mas não obteve resposta até o momento da publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.