Indígenas do Lago do Paracuúba desmentem nota sobre exploração de potássio em Autazes

Indígenas do Lago do Paracuúba desmentem nota sobre exploração de potássio em Autazes

Recentemente, uma matéria com conteúdo tendencioso circulou nas redes sociais sobre a licença de implementação da Potássio do Brasil em Autazes, no interior do Amazonas. O Portal CM7 Brasil investigou os detalhes dessa notícia falsa, inclusive com documentos que comprovam que os indígenas apoiam o progresso que o empreendimento trará para a região.

Em um documento assinado pelo tuxaua, José Antônio da Silva Lima, da terra indígena do Lago do Paracuúba, a aldeia deixa claro que possui uma comissão de lideranças e que somente eles podem falar em nome da tribo. “A partir desse momento, NÃO ACEITAREMOS que ninguém fale ou faça documento em nome da Aldeia Paracuúba sem a autorização do tuxaua e a comissão”, diz um trecho do documento.

Ainda segundo a liderança, a matéria divulgada está falando inverdades ao afirmar que a terra indígena do Lago do Paracuúba enviou uma carta de repúdio ao Ministério Público Federal (MPF). “Em nenhum momento foi feito carta de repúdio contra o licenciamento de implantação da empresa”, consta em outro trecho do documento.

Os indígenas também repudiam o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I e a Rede Eclesial Pan-Amazônica Brasil, que emitiram uma nota alegando que se uniriam ao povo de Paracuúba contra a instalação da Potássio do Brasil. Contudo, como informado em nota pelo tuxaua José Antônio, tal afirmação é infundada e não condiz com a realidade e a vontade da comissão de liderança da aldeia.

É importante ressaltar que os indígenas da região expressam seu apoio ao progresso que o empreendimento da Potássio do Brasil trará para a comunidade, evidenciando que as informações veiculadas anteriormente eram, de fato, uma notícia falsa (fake news). Eles reiteram que somente a comissão de lideranças da aldeia Paracuúba está autorizada a se manifestar em nome do povo indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco