Manaus – Uma pesquisa revelou que 86% da população brasileira estaria disposta a receber a vacina contra a dengue, caso estivesse disponível, e 85% afirmaram estar muito preocupados com o número de casos da doença no país, que já ultrapassam os 3 milhões, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo havendo uma queda e estabilização em alguns estados. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa InnQuesti e divulgado no último fim de semana.
Outros 11% expressaram uma preocupação razoável, 2% demonstraram pouco preocupação e apenas 1% afirmaram não estar preocupados.
A pesquisa também abordou a percepção da população em relação às ações do governo federal, e consequentemente, do Ministério da Saúde, no combate à dengue. Um total de 19% considerou as ações do governo como ótimas ou boas, 58% as avaliaram como regulares, 22% como ruins ou péssimas, e 1% não soube ou não quis responder.
Quando a mesma pergunta foi feita sobre a atuação dos governos estaduais e suas respectivas secretarias de saúde, resultados semelhantes foram obtidos: 17% consideraram ótima ou boa, 55% avaliaram como regular, 26% acharam ruim ou péssimo, e 2% não souberam ou não quiseram responder.
RESPONSABILIDADE
No entanto, ao serem questionados sobre quem é o principal responsável pelo aumento dos casos de dengue no Brasil, 72% dos entrevistados afirmaram que é a própria população. Por outro lado, 14% atribuíram a responsabilidade ao Governo Federal, 5% aos governos estaduais, 5% aos governos municipais, e 4% não souberam ou não responderam.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil concentra 70% dos casos de dengue entre os países da América Latina e Caribe.
A pesquisa do InnQuesti foi realizada entre os dias 10 e 11 de abril, por telefone, com uma amostra de 1.000 entrevistas, uma confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 4% em todas as regiões do Brasil.