MANAUS – Manaus vai ampliar a campanha de vacinação contra a influenza para toda a população, a partir de 6 meses, a partir desta segunda-feira (25). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a cidade enfrenta uma baixa cobertura contra a doença, com apenas 35,74%, bem abaixo da meta de 90%.
Conforme o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, todas as pessoas a partir de 6 meses, integrantes ou não dos grupos prioritários, poderão receber a dose contra a gripe nas unidades e salas da rede municipal. A campanha de vacinação tem previsão de encerramento no dia 31 de janeiro.
“A gripe costuma ter alta de casos neste período de chuvas, então reúna os familiares e compareçam todos no posto mais próximo de sua casa o quanto antes para garantir essa proteção. Para receber a dose, é só apresentar o documento oficial de identidade, CPF ou cartão do SUS, e cartão de vacina, se tiver”, orientou.
Os locais de vacinação, indica o subsecretário, podem ser consultados no site da Semsa. A lista é organizada por zonas distritais de saúde e inclui endereços e horários de funcionamento.
“Para quem trabalha ou estuda no horário comercial, há unidades básicas que funcionam em horário ampliado, até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h. Cada zona geográfica da cidade conta com pelo menos uma dessas unidades”.
Baixa cobertura
De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, as salas de vacina da rede municipal registravam 227.839 doses aplicadas em Manaus, até a sexta-feira (22). Desse total, 145.928 foram administradas em crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos e indígenas, grupos com meta de vacinação de 90%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“Esse total equivale a 35,74% de cobertura, ou seja, menos de quatro em cada dez pessoas desses grupos foram vacinadas. É preocupante, pois são públicos mais vulneráveis à doença, mais sujeitos a precisar de hospitalização ou até ir a óbito, daí por que serem grupos prioritários”, explicou.
Isabel reiterou que a vacina é a principal forma de prevenir a infecção pelos vírus Influenza A e B, e suas complicações. A doença é conhecida por causar febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, entre outros sintomas.
“A vacina é a influenza trivalente, que é segura e capaz de prevenir contra três cepas do vírus. O esquema vacinal é de dose única para a maioria dos públicos, exceto crianças que estiverem sendo imunizadas pela primeira vez, que receberão duas doses com intervalo de 30 dias”.
A gerente acrescentou que o imunizante, indicado para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, pode ser aplicado com outros do calendário básico nacional. “Se a pessoa apresentar doença febril de quadro grave ou moderado, ou tiver diagnóstico de Covid-19, é recomendado adiar a aplicação até a melhora”, finalizou.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram