Mendes confirma que retorno de aulas em MT será no dia 3 de agosto

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou na manhã desta segunda-feira (26) que o retorno das aulas no sistema híbrido (presencial e virtual) em Mato Grosso será no próximo dia 3 de agosto. De acordo com o secretário Estadual de Educação, Alan Porto, o retorno deverá ocorrer com apenas 50% de capacidade de lotação nas salas de aulas e com todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, os alunos do estado estão frequentando as aulas de forma remota, ou seja, virtual. Segundo Mendes, essa medida traz prejuízos ao desenvolvimento dos alunos.

“A falta da presença do aluno em sala de aula, do ritmo normal, sem dúvida nenhuma traz prejuízos e teremos que desprender um esforço muito grande para tentar resgatar isso e repor aos alunos ritmo para tentar melhorar a qualidade da educação que é um grande desafio no estado”, disse Mendes.

O governador defendeu que praticamente 100% de toda atividade econômica no estado já retornou “a normalidade” mesmo durante a pandemia.

“O governo planejou então nós vamos retornar as aulas dia 3 e nós temos hoje praticamente 100% das atividades econômicas funcionando normalmente no estado de Mato Grosso. O serviço público, de uma maneira geral, todos nós aqui estamos trabalhando normalmente, então não existe nenhum setor econômico que esteja com algum tipo de vedação ou deixando de trabalhar em função da pandemia”, ressaltou.

Mendes ainda relembrou que o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) Paulo da Cunha concedeu uma liminar suspendendo o trecho da Lei número 11.367/2021, que condiciona o retorno das aulas presenciais em Mato Grosso somente após a imunização completa dos servidores da educação.

LEIA MAIS: Justiça autoriza Estado retornar aulas mesmo sem vacinação total de servidores

“Na semana passada, o TJ derrubou o dispositivo que condicionava volta às aulas à vacinação completa dos profissionais da Educação e acredito que a essa altura todos já foram vacinados com a primeira dose. A segunda dose muito provavelmente deverá acontecer no final de setembro, outubro. Teve município que antecipou o calendário oficial”.

Durante a coletiva, o democrata declarou que pelo menos 20 estados do país já retornaram ou devem planejar o retorno das aulas no próximo mês. “Os demais estão em ritmo de diálogo, tentando finalizar seus planejamentos, mas nós acreditamos que esses sete estados restantes devem tomar a decisão de retornar também no mês de agosto e teríamos aí quase a normalidade porque é no sistema híbrido até fazendo adaptação, medindo pulso desse retorno para que no momento subsequente possamos voltar 100% presencial dentro do planejamento”, ressaltou.

De acordo com o secretário Estadual de Educação, Alan Porto, o retorno deverá ocorrer com apenas 50% de capacidade de lotação nas salas de aulas. “Nossa previsão é retornar as atividades presenciais com 50% de funcionamento dentro da sala de aula. Isso quer dizer o que, com uma sala de aula com 30 alunos pode funcionar com 15 alunos”, ressaltou.

Segundo o gestor, esse retorno leva em consideração os índices dos boletim epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e plano de contingência. Além disso, o chefe da pasta afirmou que o governo priorizou a imunização dos servidores da educação.

“O governo priorizou as vacinações, sendo 20% de todas as vacinas que chegaram no estado foi para vacinar os profissionais da educação, ou seja, professores, técnico, apoio. Todos os municípios receberam as vacinas. Todos já receberam a primeira dose e a segunda deve ocorrer ainda em agosto e setembro”.