Ministério da Agricultura Declara 16 Marcas de Café Impróprias para Consumo

Ministério da Agricultura Declara 16 Marcas de Café Impróprias para Consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil divulgou recentemente uma lista com 16 marcas de café torrado consideradas impróprias para o consumo. A decisão foi tomada após análises laboratoriais detectarem a presença de matérias estranhas, impurezas e elementos além do limite permitido pela legislação vigente.

As marcas identificadas como impróprias são:

  1. Café Oba Oba Sorriso (MT)
  2. Café Exemplar (SP)
  3. Café Matão (SP)
  4. Café Belo (BA)
  5. Café Moreno (BA)
  6. Café Pureza (BA)
  7. Café Terra da Saudade (SP)
  8. Café Góes Tradicional a Vácuo (SP)
  9. Café Serra do Brasil (GO)
  10. Café Cambeense (PR)
  11. Café Dourados (MS)
  12. Café Do Norte (AM)
  13. Café Salute (MG)
  14. Café Ivaiporã (PR)
  15. Café Terra da Gente (SP)
  16. Café Dona Filinha (GO)

Motivo da Desclassificação:

De acordo com o Mapa, os produtos foram desclassificados por apresentarem matérias estranhas ou impurezas acima do limite permitido, o que representa um risco à saúde pública. Essa medida faz parte da Operação Valoriza, realizada em março de 2024, que visa aumentar a fiscalização e combater fraudes e irregularidades em produtos de origem vegetal.

Orientações aos Consumidores:

O Ministério orienta que os consumidores suspendam imediatamente o uso dessas marcas de café e solicitem a substituição dos produtos conforme o Código de Defesa do Consumidor. As empresas responsáveis por esses produtos foram instruídas a realizar o recolhimento dos lotes comprometidos.

A Importância do Café:

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, ficando atrás apenas da água. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), são consumidas cerca de 1,6 bilhões de xícaras de café por dia em todo o mundo. No Brasil, o café é uma parte essencial da cultura e economia, sendo o maior produtor e exportador global do grão. A detecção de impurezas em marcas populares pode afetar significativamente o mercado e a confiança dos consumidores.

Fiscalização Contínua:

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária é responsável pela fiscalização do café torrado e moído no mercado interno. A operação e as análises são parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude), que busca garantir a regularidade dos produtos comercializados no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *