Ministro diz que governo não pretende enviar doses extras a Cuiabá por conta da Copa América
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo federal não vai enviar doses extras de vacinas contra a Covid-19 para Cuiabá e Várzea Grande por conta da realização da Copa América na Capital. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (21) durante audiência na Comissão Temporária da Covid-19, em resposta a um questionamento do senador Wellington Fagundes (PL).
O relato frustra os planos do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) que havia anunciado que o município receberia as doses em contrapartida da competição em Cuiabá.
No entanto, durante a sabatina, Queiroga disse que há a possibilidade de envio extra de vacinas, mas que isso não possui relação com o fato de Cuiabá ser uma das cidades-sede da competição sul-americana, mas sim por Mato Grosso ser um estado de fronteira.
“Em relação às vacinas não há uma estratégia específica em relação a competição esportiva [Copa América]. Na realidade o que está em discussão, esses estados que têm grandes fronteiras secas com os países vizinhos, está em estudo no PNI [Plano Nacional de Imunização] para se ampliar a vacinação nesses estados que territorialmente são grandes”, explicou o ministro.
Encontro em Brasília
No dia 8 de junho, Emanuel foi a Brasília, junto ao filho, o deputado federal Emanuelzinho (PTB), para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
À imprensa, ele afirmou que pediu cerca de 670 mil doses da vacina ao ministro-chefe da Casa Civil, general Ramos, como forma de “compensação” pela realização dos jogos da Copa América.
“Para atender toda a população cuiabana, para compensar Cuiabá por ser sede da Copa América sem ter o direito de ser ouvida, eu propus que dessem vacinas extras para imunizar a toda a população. Seria, entre primeira e segunda doses, 647 mil doses. E se for a vacina Jansen com apenas 290 mil doses, eu imunizo toda a população cuiabana, ou seja, como a Jansen é dose única, com 290 mil doses dela eu imunizo toda a população e eu coloquei isso no ofício”, explicou Emanuel à época.
Veja o vídeo
Fonte: HNT

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

