Monitoramento da Febre do Oropouche no Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Secretarias de Saúde

Monitoramento da Febre do Oropouche no Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Secretarias de Saúde

Foto: Divulgação/FVS-RCP

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) reuniu-se em Brasília até esta quarta-feira (27/03) e destaqueou a experiência de monitoramento da Febre do Oropouche no Amazonas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A fundação é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e sua iniciativa foi apresentada como parte da programação da Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Epidemiologia.

O evento reuniu especialistas de todo o país para discutir as mais recentes estratégias de vigilância e controle de doenças, como a Febre do Oropouche. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do evento para a troca de experiências entre as equipes de saúde de todo o país e para o fortalecimento de estratégias de vigilância em saúde.

Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica na FVS-RCP, compartilhou as ações e desafios enfrentados pela equipe durante o monitoramento da doença na região. Ana Ruth Arcanjo, diretora do Laboratório de Saúde Pública do Amazonas, também participou da iniciativa, contribuindo com informações importantes sobre o diagnóstico e monitoramento laboratorial da doença.

O monitoramento de Febre do Oropouche no Amazonas é realizado semanalmente pela FVS-RCP, que divulga os dados às quintas-feiras. De acordo com o informe epidemiológico vigente, foram confirmados 2.316 casos de Febre Oropouche no período de 1º de janeiro deste ano até quinta-feira 21/03/2024. As ações da FVS-RCP no monitoramento de Febre do Oropouche incluem direcionamento técnico por meio de Nota Técnica, orientação e monitoramento das Secretarias Municipais de Saúde frente à notificação dos casos, vigilância junto a serviços de saúde sobre a doença e instituição de Comitê Estadual de Investigação de Óbitos relacionado a arboviroses.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× FALE CONOSCO