Chuvas devem dar trégua ao Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira
De acordo com as previsões das agências de meteorologia, as tempestades que afetaram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias devem diminuir nesta segunda-feira 06-05-2024. O sol pode aparecer em várias regiões e o nível dos rios continuará a diminuir. Segundo a MetSul, o estado receberá uma massa de ar quente que está sobre o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste, o que resultará em melhoria do tempo em grande parte do território. No entanto, ainda existe o risco de temporais na região extrema sul.
Um climatologista do Rio Grande do Sul afirma que o Brasil necessita de um sistema de alerta antecipado contra desastres ambientais. Durante o domingo (5), chuvas fortes ainda ocorreram em várias partes do estado, mas de acordo com as análises realizadas pela agência, a maioria dos rios já está em tendência de queda. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu alertas para o estado nos próximos dias.
Mais de 70% dos municípios foram afetados e o número de pessoas que precisaram deixar suas casas ultrapassa 100 mil. Segundo a Defesa Civil, até o início da tarde de domingo, foram registradas 75 mortes. As chuvas resultaram em 113 trechos bloqueados em 61 rodovias estaduais. Houve deslizamentos de terra, enchentes e pontes e estradas foram danificadas ou destruídas pela água.